Neymar entrou muito focado para a Copa do Mundo de 2022 no Catar. No entanto, apesar do importante gol na prorrogação contra a Croácia, nas quartas de final, o camisa 10 novamente teve que lidar com a decepção de perder o Mundial pela seleção brasileira, assim como em 2014 e 2018.
Após a competição no Catar, muito se questiona se Neymar terá condições de jogar a próxima edição de Copa, que acontece em 2026, nos Estados Unidos/Canadá/México. O empresário André Cury, em entrevista ao programa “Bola da Vez”, da Espn, disse acreditar no jogador de 31 anos:
“Tem futebol e ambição. Qual o jogador brasileiro, tirando o Pelé que é outra época, que conseguiu manter o nível?” questionou o empresário. “Neymar pode ser que seja um dos únicos”, disse.
Neymar está com o futuro em aberto e é especulado na Premier League, com Chelsea, Manchester City, Manchester United e Newcastle sendo os clubes envolvidos em boatos. Ele tem contrato com o clube de Paris até 2027, mas as frequentes lesões e algumas polêmicas são motivações para que a diretoria francesa queira negociá-lo.
O camisa 10 brasileiro passou a desconversar sobre a possibilidade de se aposentar da seleção após a última Copa do Mundo. Apesar da tristeza por não ter vencido novamente, ele deve continuar com o objetivo de tentar conquistar o título.
A Copa do Mundo de Neymar
Neymar fez uma primeira parte de temporada ‘nível melhor do mundo’ pelo PSG no ano passado e chegou inspirado para a Copa no Catar. No entanto, ele teve uma torção no tornozelo logo no jogo de estreia, contra a Sérvia, e ficou de fora da fase de grupos.
Ele retornou nas oitavas de final, em embate diante a Coreia do Sul, quando marcou um gol de pênalti na vitória do Brasil por 4 a 1. Nas quartas, o camisa 10 chamou a responsabilidade na prorrogação e marcou um golaço contra a Croácia, deixando o placar em 1 a 0. Porém, a seleção falhou coletivamente e deixou o adversário empatar no finalzinho da partida. Nos pênaltis, nova eliminação do Brasil na Copa do Mundo.

