Nesta terça-feira (23), os donos das franquias da National Football League (NFL) aprovaram uma resolução que permite os jogadores a pedirem fair catch nos kickoffs resultando no início da posse na linha de 25 jardas do campo de defesa.
A regra especifica que o fair catch de um free kick (safety ou kickoff) deve ocorrer atrás da linha de 25 jardas do campo defensivo para colocar a bola na linha de 25.
Entretanto, a mudança de regra valerá apenas por um ano, com a liga citando a “segurança dos jogadores” como uma razão para a proposta.
“A jogada de kickoff tem sido para nós uma jogada que passou por várias mudanças ao longo dos anos, todas impulsionadas pela saúde e segurança”, disse o presidente da comissão de competição da NFL, Rich McKay, à repórter Judy Battista, da NFL Network. “O índice de concussões na jogada aumentou. Tem sido mais alto porque a bola está sendo mais retornada por chutes que foram penduradas dentro da linha de cinco jardas. O futebol americano universitário fez essa mudança talvez em 2018 e 2019. Olhamos para os dados e dissemos: ‘quer saber? Esta é a coisa certa a se fazer agora”.
Nesta terça, McKay e o executivo da NFL, Jeff Miller, afirmaram que o modelo deles indica que o índice de retornos vai diminuir de 38% para 31% e o índice de concussões vai cair 15% por causa da alteração proposta.
Motivos para a mudança de regra, apesar das críticas
McKay, além disso, explicou os motivos pelos quais acredita que a mudança foi considerada pelo melhor interesse de todos, apesar de críticas de técnicos dos times de especialistas e outros contrários à mudança na regra do kickoff.
“Nunca é fácil para os técnicos dos times de especialistas. Eles treinaram de um certo modo, eles acham que tinham uma vantagem, então eles não ficariam felizes com mudanças como essas”, contou McKay a Battista. “Mas as mudanças precisavam ser feitas porque, em nossa mente, temos dados que diziam que elas deveriam ser feitas”.

