Na manhã de hoje (5), o porta-voz e diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, comunicou o encerramento do estado de emergência mundial. Proporcionado pela pandemia de coronavírus, a disseminação da covid-19 sofreu uma espécie de rebaixamento para endemia.
Em mais de três anos, a doença matou oficialmente mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 701.494 no Brasil em números atualizados ontem (4). Aliás, Tedros Adhanom acredita que cerca de 20 milhões de vidas tenham sido perdidas. Além disso, foram 765,2 milhões de casos, sendo mais de 37 milhões no país.
Grenal teve mais de 50 mil pessoas, um dia depois do anúncio da OMS
A pandemia foi decretada pela OMS em 11 de março de 2020. Na ocasião, os jogos de futebol estavam sendo realizados de maneira normal, com público nos estádios. Ainda assim, países como a Itália já paralisavam seus campeonatos, sendo um dos primeiros a sentir o efeito do novo coronavírus.
No dia seguinte ao anúncio da OMS, partidas como o primeiro Grenal da história da Libertadores foram realizadas. O clássico realizado na Arena do Grêmio aconteceu em 12 de março daquele ano, já com o mundo em estado de emergência global. O empate sem gols entre Grêmio e Internacional e com oito expulsões aconteceu diante de um público de 53.389 pessoas no estádio gremista.
O fim-de-semana posterior seria o último com partidas de futebol antes da paralisação por tempo indeterminado, devido à pandemia de covid-19. Assim, os jogos aconteceram com portões fechados. Entre março e julho de 2020, a maior parte dos clubes do futebol brasileiro não esteve em atividade, deixando órfãos os torcedores.
Jogos históricos animaram a quarentena
Nesse meio tempo, a covid-19 se alastrava e, sem a vacina, deixava as pessoas em casa. Então, o público se acostumou a acompanhar, pela televisão, reprises de grandes jogos da história do futebol. Era uma forma de manter o esporte mais popular do mundo próximo ao público.
Assim, os brasileiros recordaram e “celebraram” novamente os jogos do tetra e do pentacampeonato mundial da seleção brasileira, exibidos na tarde de domingo em rede nacional pela Globo, no horário normal do futebol ao vivo. Além disso, as partidas na íntegra das principais conquistas dos clubes do país eram exibidas pelas afiliadas correspondentes da emissora.
O confronto que marcou a retomada do futebol no planeta foi pela Bundesliga, dois meses depois do comunicado da OMS. Assim, o Campeonato Alemão teve um jogo histórico em 16 de maio de 2020, quando o Borussia Dortmund, em casa, goleou o Schalke 04 por 4 a 0. A partida ocorreu com portões fechados, com os estádios sem público sendo predominantes no auge da pandemia. Aliás, o Campeonato Francês da temporada 2019-20 foi encerrado faltando 10 rodadas para o término.
Futebol voltaria no Brasil no Maracanã com hospital de campanha do lado
No Brasil, o jogo entre Flamengo e Bangu marcou o retorno do futebol no país em 18 de junho daquele ano. Pelo Campeonato Carioca, o Rubro-Negro comandado por Jorge Jesus venceu por 3 a 0, num Maracanã que tinha ao lado um hospital de campanha, que atendia a pessoas infectadas pela covid-19.
Em julho, os estaduais de todo o país seriam retomados. Assim, a paralisação da maioria dos clubes por mais de quatro meses faria com que o Brasileirão Série A de 2020 se iniciasse apenas em agosto. Então, o campeonato se estendeu pelo ano seguinte, sendo encerrado em fevereiro de 2021 com o título do Flamengo.
Já a Libertadores reiniciaria em setembro de 2020, tendo a conclusão em 30 de janeiro do ano seguinte. A decisão, vencida pelo Palmeiras contra o Santos, contou com um público de cerca de 5 mil convidados no Maracanã. Uma exceção naquela época, de número de casos e mortes por covid-19 elevados e com a vacinação recém-iniciada no Brasil.
River Plate teve 20 desfalques por covid-19 e goleiro improvisado
Outra partida marcante foi River Plate-ARG x Santa Fé-COL. Pela Libertadores de 2021, em 19 de maio daquele ano, o time argentino entrou em campo no Monumental de Nuñez com os 11 jogadores e ninguém no banco de reservas, já que quase toda a delegação havia testado positivo para covid-19. Sem goleiros disponíveis, o volante Enzo Pérez atuou improvisado na posição a partida inteira. Mesmo assim, o River desfalcado de 20 atletas venceu os colombianos por 2 a 1.
Além disso, ocorreu o episódio da interrupção de um clássico entre Brasil e Argentina, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar. Em 5 de setembro de 2021, já com cinco minutos de bola rolando, agentes da Anvisa invadiram o gramado da Neo Química Arena, exigindo a suspensão da partida. Afinal, quatro jogadores argentinos da Premier League não obedeceram a quarentena imposta na Inglaterra. A partida jamais seria retomada.
Felizmente, a campanha da vacinação contra a covid-19 reduziu os casos no Brasil. Dessa forma, o público foi autorizado a retornar aos estádios a partir da 25ª rodada do Brasileirão Série A, em outubro de 2021, ainda de maneira restrita e obedecendo aos protocolos sanitários. Posteriormente, dias melhores viriam. Como o de hoje.

