Home Futebol Palmeiras entra com denúncia na Conmebol contra torcedores do Cerro Porteño após racismo, diz Danilo Lavieri

Palmeiras entra com denúncia na Conmebol contra torcedores do Cerro Porteño após racismo, diz Danilo Lavieri

Em mais um caso lamentável de injúrias raciais, a Diretoria do Alviverde solicitou inquérito

Nayla Lima
Apaixonada pelo mundo da comunicação e dos esportes, sou colaboradora do Torcedores por ser o melhor lugar para unir ambas paixões. Universitária, redatora há mais de 5 anos, mãe do Pietro e torcedora nas horas vagas. @nayla_mayara

Segundo o jornalista Danilo Lavieri do Portal UOL, o Palmeiras apresentou formalmente à Conmebol una denúncia contra os torcedores do Cerro Porteño. O pedido foi feito na sexta-feira (26), por conta de atos racistas feitos na última quarta-feira (24), no jogo disputado em Assunção, no Paraguai.

Racismo contra o Palmeiras

No inquérito solicitado à Conmebol, a Diretoria Alviverde solicita que a organização peça sanções como multas de US$100 mil e a proibição da equipe do Paraguai de jogar no estádio. Para a investigação, anexou vídeos que mostram os atletas sendo chamados de macacos na última quarta-feira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O clube palestrino relembra a Conmebol também que já haviam tido o mesmo problema contra o mesmo rival nas oitavas de final da edição de 2022 da Libertadores. Onde também sofreram injúrias raciais, além da recorrência em outros casos como no Equador, contra o Emelec, destacando também incidentes envolvendo o Santos e Vinícius Júnior com problemas similares.

Futebol e racismo

O debate sobre racismo e o esporte voltou à tona após um lamentável incidente envolvendo Vinícius Júnior na partida entre Real Madrid e Valencia. Na ocasião, foi xingado por torcedores da equipe rival no estádio Mestalla, recebendo uma expulsão. Após investigações do Campeonato Espanhol, o cartão vermelho foi revogado, o árbitro do VAR da partida demitido, torcedores punidos e também o fechamento de um setor do estádio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Por outro lado, durante a semana, em confronto no Chile contra o Audax Italiano, o Santos também afirmou que os jogadores Joaquim e Ângelo foram alvos de insultos racistas. Assim como o Palmeiras, o Santos pediu que a Conmebol avaliasse a situação e emitisse duras penas para evitar novos problemas.

Better Collective