No último domingo (14), Corinthians e São Paulo empataram em 1 a 1, na Neo Química Arena, em jogo de pouca emoção.
Mas, um fato que aconteceu nessa partida, ainda gera debate e deve ter novos capítulos em breve. A torcida corintiana começou com cantos que se referia ao São Paulo como “bicha”. O árbitro, então, paralisou a partida por cerca de três minutos, enquanto no telão do estádio exibia uma mensagem repudiando gritos preconceituosos.
Há uma recomendação para a arbitragem parar o jogo quando houver manifestações homofóbicas vindo das arquibancadas.
Porém, isso não deve terminar apenas assim. Como previsto em regulamento, o Corinthians deve ser punido pelos atos dos seus torcedores. A punição pode ser uma multa, perda de mando de campo e até perda de pontos no campeonato.
No programa “Bate Pronto”, da Jovem Pan, o jornalista Thiago Asmar, conhecido como “Pilhado”, defende que o clube não deva ser punido por esses cantos.
O jornalista entende que há homofobia nos estádios e precisa ser combatido. Porém, nesse caso específico, Pilhado diz que o estádio inteiro canta por ser uma tradição de estádio e não por serem homofóbicos, de fato.
“É errado? É. Tem que ser combatido? Tem. Tem homofobia envolvida? Tem. Agora, vamos ser bem claro. Não é todo mundo que gritou, que é homofóbico. É uma tradição dos estádios há anos. De todas as torcidas.”
“Tirar ponto do clube por causa de gritos da torcida que é uma tradição do futebol brasileiro, eu acho um exagero absurdo. É punir o clube por um erro que não é dele. O clube se manifestou, pediu para parar. Tem que mudar essa tradição? Tem, mas vai demorar para mudar”, disse Pilhado.
Pilhado defende que o estádio inteiro não é homofóbico
O jornalista, então, completa, dizendo que era o estádio todo gritando. Ou seja, as pessoas gritaram apenas por tradição, sem entender muito bem o efeito disso.
“Não dá para tirar ponto do clube, quem quer que seja. É um exagero. Porque foi a torcida inteira, não foi parte, como estão dizendo. Foi todo mundo que estava na Arena Corinthians. E a gente não vai dizer que todos os torcedores que estavam lá são homofóbicos. É uma tradição muito antiga”, finalizou.
#BatePronto | Corinthians será DENUNCIADO por cânticos homofóbicos! @opilhado – “Vamos ser SINCEROS: não é todo mundo que é HOMOFÓBICO, É UMA TRADIÇÃO dos estádios. O clube ser punido por uma tradição eu acho um ABSURDO” pic.twitter.com/jbU383Dj8i
— Jovem Pan Esportes (@JovemPanEsporte) May 16, 2023

