A semana que passou do Palmeiras pode ser considerada boa. Na quarta-feira (17), o time de Abel Ferreira recebeu o Fortaleza, pela Copa do Brasil e venceu por 3 a 0, encaminhando a classificação para as quartas de final da competição.
Depois, no sábado (20), foi à Vila Belmiro enfrentar o Santos e saiu de lá com um ponto. O resultado não foi ruim, já que era um clássico, fora de casa e o adversário vive um bom momento. O Santos não perde há quatro jogos.
Com o resultado, o Verdão seguiu na segunda colocação do Brasileirão e é o único invicto na competição, já que o Fortaleza foi derrotado pelo América-MG.
Agora, o Palmeiras inicia uma nova semana com duas partidas fora de casa, em dois jogos que devem ser complicados e podem ser decisivos.
Palmeiras pode virtualmente se classificar na Libertadores
Na próxima quarta-feira (24), às 19h (de Brasília), o Alviverde vai ao Paraguai encarar o Cerro Porteño-PAR, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores.
Se vencer, o Palmeiras chega aos 9 pontos e fica muito próximo da classificação. Se o Bolívar-BOL vencer o Barcelona-EQU, em casa, o Verdão praticamente se classifica de forma antecipada.
Ficaria Cerro e Barcelona com 3 pontos, enquanto o Verdão chegaria a 9. Restando duas rodadas, as duas equipes só poderiam chegar aos mesmos 9 pontos. Em número de vitórias, também só poderiam igualar.
No saldo de gols, hoje, o Verdão tem três a mais que o Barcelona e cinco a mais que o Cerro. E essa diferença aumentaria ainda mais, caso se confirme a vitória palmeirense e a derrota do Barcelona. Então, basicamente, o Palmeiras teria que perder as duas últimas partidas de goleada para ficar fora.
Verdão pode colar na liderança do Brasileirão
Atualmente, mesmo invicto, o Alviverde está três pontos atrás do líder do Brasileirão, o Botafogo. No número de vitórias, primeiro critério de desempate, o time de Abel Ferreira tem duas a menos. Ou seja, o clube paulista não consegue assumir a liderança na próxima rodada, mas pode encostar.
No final de semana, o Palmeiras empatou e o Botafogo venceu, aumentando a diferença. Então, a missão palmeirense nesta rodada é diminuir novamente essa diferença. Porém, o Verdão não terá vida fácil.
No domingo (28), às 18h30, o time encara o Atlético-MG, no Mineirão. E o Galo vem embalado, com quatro vitórias consecutivas.
Preocupação com Gustavo Gómez e retorno de Marcos Rocha
Para essas duas partidas, o Palmeiras tem duas dúvidas: o lateral-direito Marcos Rocha, recuperado de lesão, pode ser utilizado como titular em um desses jogos.
O “problema” para Abel Ferreira resolver é que Mayke vem jogando bem e muitos pedem a permanência dele no time titular. Pode ser que haja um revezamento entre eles.
Outro jogador que passou a ser dúvida é o capitão Gustavo Gómez. O jogador teve um choque de cabeça no clássico contra o Santos e foi substituído no intervalo.
E esse é problema mesmo. Já que Murilo, outro titular da zaga, está machucado. Se Gómez não tiver condições de jogo, Luan terá que formar a zaga com Naves, recém promovido do time Sub-20.
Torcer contra a seleção Sub-20?
Começou ontem (21) o Mundial Sub-20 para a seleção brasileira, que estreou perdendo para a Itália por 3 a 2. E o atacante Giovani, um dos xodós da torcida palmeirense, é titular na seleção.
O Brasil está no grupo D e faz as duas últimas partidas da fase de grupos essa semana. Na quarta (24) encara a República Dominicana e por fim, no sábado (27), enfrenta a Nigéria.
Se a seleção brasileira sofrer mais uma derrota, estará eliminada da competição essa semana. O que resultaria na volta de Giovani ao Palmeiras. Então, será que vai ter palmeirense secando a seleção?

