O confronto de hoje, entre Inter de Milão e o Milan é um dos mais tradicionais da Europa e do mundo. Também chamado de Derby della Madonnina, esse enfrentamento entrou para a história por já ter protagonizado momento épicos, como há 20 anos, quando o futebol italiano estava em seu auge e as equipes contavam com astros como Ibrahimovic, Cambiasso, Dida, Inzaghi, entre outros.
Aliás, o maior enfretamento da história desse clássico aconteceu em 2004/05, quando o sorteio da Champions League colocou-os frente a frente já nas quartas de final da competição. No jogo de ida, o Milan, que era comandado por Carlo Ancelotti, venceu por 2 a 0, com o atacante Shevchenko marcando um dos gols.
Na volta, mais de 80 mil pessoas lotaram o estádio, a maioria torcedores da Inter de Milão, na expectativa de assistirem a uma virada histórica. Entretanto, quem marcou primeiro foi novamente Shevchenko, do Milan. O ucraniano marcou um belo gol de fora da área e aumentou a vantagem.
A Inter de Milão, que era comandada por Roberto Mancini, atual técnico da seleção italiano, partiu para o ataque no segundo tempo, procurando desesperadamente pelo empate. Aos 25 minutos, o árbitro chegou a anular um gol do volante Cambiasso, dos donos da casa, o que foi o estopim de uma grande confusão envolvendo os torcedores.
Sinalizadores foram arremessados contra o gramado, com um inclusive acertando o goleiro brasileiro Dida, do Milan. Em meio à confusão, a partida foi suspensa e o time de Carlo Ancelotti foi declarado vencedor por 3 a 0.
Assista abaixo alguns momento do jogo:
Após vencer a Inter de Milão, Milan sofreu derrota histórica na final da Champions
Essa temporada é a mesma que ficou marcada na história por uma das maiores viradas já vistas no futebol, senão a maior. Na decisão, o Milan enfrentou o Liverpool em Istambul. Os italianos venciam por 3 a 0 quando o árbitro apitou o final do segundo tempo. Na segunda etapa, os ingleses, liderados por Steven Gerrard, empataram o jogo e venceram nas cobranças de pênaltis.

