Gustavo Villani é um dos narradores ‘multiplataformas’ do Grupo Globo. Isso significa que ele faz transmissões tanto na TV aberta, através da Globo, como na TV por assinatura, seja Sportv ou Premiere (pay-pre-view). E ele admite que há diferenças consideráveis entre elas, mesmo que façam parte da mesma empresa.
Em entrevista ao canal ‘Mundo GV Betano’, Villani relembrou quando foi chamado atenção por usar a expressão ‘Puskas que pariu’ na Globo. Na ocasião, entretanto, foi liberado para utilizar a mesma expressão em transmissões do Sportv.
“No formato em que a Globo se dispôs a fazer, em que nós somos multiplataformas, eu, Everaldo Marques, a Renata Mendonça… Nós trafegamos entre Premiere, Sportv e Globo, e os três são diferentes. Talvez o Premiere e o Sportv sejam os mais próximos porque são fechados. E o Premiere é o fechado do fechado, né?! É o assinante do assinante. O Sportv é um canal especializado e a TV Globo é uma emissora aberta”, começou Villani.
Athletico-PR 2 x 1 Flamengo com narração de Villani
“Quando eu digo que eu fico reflexivo, assim ‘qual é o limite? O que eles querem?’ Eu não entendo muito porque me dão uma orientação para a Globo, mas ao mesmo tempo me liberam para o Sportv [caso do ‘Puskas que pariu’]. É diferente e eu tenho que lidar com isso. Não é o mesmo público, até por uma questão de alcance. É um chip que eu e meus colegas temos que ter. Eu não sento pra fazer uma transmissão na Globo como eu sento pra fazer no Premiere”, acrescentou.
Villani destacou ainda que o processo na Globo são ‘mais prontos’, o que dá menos margem para erros. Na visão do narrador, entretanto, isso torna as transmissões da TV aberta mais difíceis, por exemplo.
“Um time marcando em cima, sufocando e asfixiando [o adversário], eu usei na TV Globo uma vez ‘parece pitbull: morde, chacoalha e não larga’. O pessoal ‘cara, não fala isso na TV Globo porque daqui a pouco liga o presidente da Associação dos Pitbulls do mundo e faz uma nota oficial pedindo retratação. É a TV Globo. Isso na Fox não pegava nada, no Sportv passa batido, no Premiere também… Eu tenho que ouvir, pensar e refletir. (…) Mas é um processo mais pronto, a margem de erro e de ousadia são muito menores. Então, é mais difícil fazer na Globo do que no Sportv“, completou Villani.

