O Botafogo vive dentro de campo grande momento, mas fora dele, algumas tensões começam a surgir. E uma destas tensões veio nesta segunda-feira (26) com a aprovação das contas do clube ‘associação civil’ pelo Conselho Deliberativo.
As contas do Botafogo ‘social’, este comandado por Durcesio Mello, foram aprovadas por 110 votos a 47. Antes, elas haviam sido reprovadas pelo Conselho Fiscal em duas oportunidades, o que fez com que o balanço fosse votado pelos conselheiros, que decidiram ir na direção inversa.
E isto fez com que o clima dentro do Glorioso ficasse de certa coma com ‘tensão’. De acordo com o GE, sete integrantes do Conselho Fiscal botafoguense acabaram pedindo suas respectivas exonerações de ‘forma irrevogável’ de seus cargos no órgão diante da aprovação do balanço, que contou com superávit de cerca de R$ 123,4 milhões.
Caso houvesse a reprovação das contas por parte do Conselho Deliberativo, Durcesio Mello passaria por processo de impeachment, este afastado. Apesar de ter escapado disso, é mais um episódio de certos problemas que envolvem a SAF e o comitê fiscal botafoguense,
Botafogo: contas do presidente Durcesio são aprovadas; conselheiros fiscais pedem exoneração https://t.co/8XqmsCRQLz
— ge Botafogo (@ge_botafogo) June 27, 2023
SAF x Conselho Fiscal
Nas últimas semanas, declarações críticas ao Conselho Fiscal foram emitidas por executivos da SAF. John Textor, acionista majoritário do futebol do clube, fez críticas duras aos integrantes do órgão, afirmando que estes seriam ‘covardes sem rosto’ por pedir a reprovação das contas e que desejariam tirar Durcesio do cargo de presidente do Botafogo ‘associação civil’.
Outro que dirigiu críticas foi Thairo Arruda, CEO da SAF, que também saiu em defesa do presidente do Glorioso e afirmou que há ‘inimigos’ dentro do clube associados com a ‘velha política’ para tentar ‘derrubar’ o mandatário.

