Corinthians em números: base alvinegra “comanda” time na vitória frente o Santos
Timão volta a vencer como visitante em clássico onde Caetano, Ruan e Guilherme Biro foram alguns dos destaques
Na última quarta-feira (21), o Corinthians venceu o Santos por 2 x 0, encerrando dois incômodos jejuns. Isso porque o time conseguiu sua primeira vitória fora de casa sob o comando de Luxemburgo.
Além disso a equipe finalmente voltou a balançar as redes como visitante. A última vez tinha sido na derrota para o Palmeiras por 2 x 1.
E mais uma vez foi possível notar destaque para jovens da base do Timão em setores distintos.
Confira mais uma análise do Torcedores.com com números e estatísticas do confronto com dados dos sites Footstats e Sofascore.
Finalização mais precisa
O Corinthians finalizou nove vezes ao gol, um pouco abaixo da sua média no Brasileirão, mas cinco foram no alvo, ligeiramente superior ao que o time tem na competição, sendo que duas delas resultaram nos gols da vitória.
Yuri Alberto acabou sendo o destaque nesse quesito, seguido de Róger Guedes. Mas mais uma vez temos Matheus Bidu e Guilherme Biro aparecendo com finalizações a gol.

Passes mais precisos e criação de jogadas
O Timão teve quase 90% de acerto dos passes, com Caetano, titular no duelo sendo um dos destaques. Mas além do zagueiro, o time treinado por Luxemburgo viu Fagner se destacar nesse quesito bem como os demais jogadores do meio para frente, responsáveis por municiar Yuri Alberto, como podemos ver abaixo, tanto em relação aos passes certos / errados como na segunda imagem, que traz as assistências para finalização.


Desarmes do Corinthians
Um fato que apareceu em destaque no clássico foi um time mais combativo, procurando não dar espaço para os jogadores do Santos.
Isso fica evidente nos números de desarmes, com jogadores de todos os setores, mas com destaque para Adson, Biro, Caetano e Ruan Oliveira.

Troca de passes entre os jogadores do Timão
O Corinthians tem um jogo muito concentrado pelas laterais e isso fica claro ao ver que Bidu e Fagner mais uma vez estiveram entre os jogadores que mais trocaram passes em campo.
Mas um detalhe a ser citado é em relação as trocas de passes, principalmente no momento ofensivo. O lateral-direito, por exemplo, trabalhou bastante com Guilherme Biro.
Outro ponto é ver que tanto Róger Guedes quanto Yuri Alberto foram acionados em várias oportunidades, principalmente o centroavante.

Movimentações em campo
Em relação a defesa, podemos ver que a zaga alvinegra seguiu com uma marcação na intermediária defensiva. Já no ataque, ao contrário de outros jogos, Bidu não teve tanta profundidade enquanto Fagner conseguiu trabalhar neste quesito. Além disso o lateral-direito conseguiu ajudar bastante no meio de campo.

Já entre os atletas do meio de campo, além de vermos Guilherme Biro ajudando não só pelo lado direito, mas também pela região central, um destaque fica para Ruan Oliveira, que atuou como um meia de criação, com movimentação por vários setores.

Já em relação ao ataque titular a movimentação mostra que os jogadores não ficaram estáticos. Róger Guedes mais uma vez aparece voltando para buscar jogo enquanto Yuri Alberto teve uma presença de área mais forte do que em outros jogos, justamente por ter sido melhor municiado, mas se movimentou por todos os setores da parte ofensiva do Corinthians.

Análise da atuação do Corinthians
Mesmo com desfalques, Luxemburgo conseguiu fazer o Timão ter uma atuação tranquila, controlando o jogo tanto no primeiro como no segundo tempo.
Além disso, depois de muito tempo foi possível ver o Corinthians encaixar uma boa partida fora de casa, tanto na defesa como no ataque. Em relação ao sistema ofensivo, o fato de os jogadores terem uma maior movimentação ajudou a confundir a marcação rival e abrir espaços para trocas de passes.
Outro ponto a ser citado é que nas duas últimas partidas foi possível ver tanto Ruan Oliveira como Guilherme Biro deixando uma boa impressão na parte ofensiva, podendo ter chances de ser a alternativa para a “Renatodependência”.

