Home DESTAQUE Presidente do Fenerbahçe é detido após testar positivo para drogas

Presidente do Fenerbahçe é detido após testar positivo para drogas

Ação fez parte de uma grande investigação daquele país que já prenderam grandes figuras turcas

Emerson Silva
Jornalista com trajetória iniciada em 2007 e com passagens por instituições de destaque como o jornal Lance!, Fla TV e o Jockey Club Brasileiro. Apaixonado por contar histórias, acompanho o esporte de perto e valorizo cada detalhe para que a mensagem chegue de forma clara e interessante para quem lê.
Presidente do Fenerbahçe é detido após testar positivo para drogas

Sadettin Saran ficou detido por testar positivo em teste antidrogas (Reprodução/ Instagram)

O presidente do Fenerbahçe foi detido na última quarta-feira, em Istambul, em uma ação das autoridades locais antidrogas, que neste momento se amplia no país. Nela, estão envolvidas grandes figuras do cenário de entretenimento e de mídia na Turquia. Agora, chegou no meio esportivo, mais precisamente no futebol, esporte muito popular e com torcidas apaixonadas e fanáticas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Portanto, a polícia deteve o mandatário do clube, Sadettin Saran, depois de exames detectarem traços de narcóticos em amostras de seu cabelo. Conforme informações da emissora estatal TRT, as autoridades intimaram Saran na semana passada para prestar explicações aos promotores. Logo depois, o encaminharam a um laboratório para fornecer amostras de cabelo e sangue.

Desde o início de dezembro, a Procuradoria-Geral de Istambul deteve mais de uma dezena de pessoas como parte de uma investigação de crimes cometidos por celebridades. Vale destacar que entre essas pessoas estão apresentadores de televisão, jornalistas, cantores, atores e personalidades das redes sociais. Entre as acusações estão tráfico de drogas, produção e facilitação à prostituição.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Veja também: Bap revela reação de dono do PSG após final: “Achei que íamos perder”

Clube turco emite nota

Natural de Denver, nos EUA, Saran assumiu o Fenerbahçe no último mês de setembro, em meio a uma investigação de manipulação de resultados em toda a liga turca. A procuradoria ouviu o presidente na última semana sob a acusação de facilitação de uso de entorpecentes. Nesta quarta-feira, logo após a detenção de Saran, o Fenerbahçe emitiu uma nota oficial.

“Temos plena confiança de que nosso presidente superará este processo com o mesmo bom senso e a mesma firmeza que sempre demonstrou”, afirmou o clube em comunicado à imprensa. “Nosso presidente, Sr. Sadettin Saran, deixará esses dias para trás e continuará trabalhando com determinação pelo nosso clube”, dizia parte da nota.

PUBLICIDADE

Ainda na quarta-feira, o presidente do clube turco emitiu um novo comunicado, desta vez pessoal, contestando o resultado do teste e afirmando que, tão logo consiga, quer solicitar um novo exame formalmente às autoridades. Ele afirma ainda que jamais fez uso de qualquer substância parecida com o que foi encontrado no exame.

PUBLICIDADE

Ex-presidente preso

O ex-presidente do Fenerbahçe, Aziz Yildirim, passou mais de um ano na prisão em 2012. O então mandatário do clube tinha contra ele acusações de manipulação de resultados. No entanto, a Justiça local o julgou novamente e entendeu que Aziz não teve uma condenação justa. Ou seja, a Justiça o absolveu nesta nova audiência sob a alegação de que a anterior havia sido influenciada por juízes, promotores e policiais corruptos.

Brasileiros fizeram sucesso por lá

O Fenerbahçe é um clube que tem, em seus principais momentos da história, pelo menos um jogador brasileiro. O mais importante deles, o meia Alex, que jogou pelo clube entre 2004 e 2012, chegou a ter uma estátua na entrada do estádio do clube em Istambul. Outros brasileiros famosos que tiveram sucesso por lá foram Roberto Carlos, os zagueiros Fábio Luciano e Edu Dracena, o atacante Deivid, além do técnico Zico.

Better Collective