Na goleada por 4 a 1 sobre a Guiné em amistoso neste sábado, em Barcelona-ESP, o atacante Malcom, enfim, fez a sua estreia oficial pela seleção brasileira principal. A cria das categorias de base do Corinthians substituiu Rodrygo aos 37 minutos do segundo tempo e logo em seguida sofreu o pênalti que acabou rendendo o gol de Vinícius Júnior.
Segundo o jornalista Tomás Rosolino, do Meu Timão, com a estreia de Malcom, todo o time do Corinthians campeão brasileiro de 2015 jogou ao menos uma vez com a seleção brasileira, o que se tornou um feito inédito na história entre os times campeões nacionais (1990, 1998, 1999, 2005, 2011, 2015 e 2017) e raríssimo no futebol brasileiro.
O time base do Corinthians campeão brasileiro em 2015 foi o seguinte: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Arana; Ralf; Jadson, Elias, Renato Augusto e Malcom; Vagner Love.
Juntando reservas e jogadores que não encerraram o ano, Edu Dracena, Fábio Santos e Rodriguinho também tiveram experiência na seleção brasileira.
Malcom tinha sido convocado em duas vezes anteriores, porém, acabou não tendo oportunidade em atuar. Em 2018, ele foi reserva em amistosos contra Argentina e Arábia Saudita. Três anos depois, ele foi chamado pelo técnico Tite para o duelo contra o Chile pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, porém, teve que voltar às pressas após pedido do Zenit, da Rússia.
Corinthians soma um convocado na seleção brasileira em 2023
Em 2023, o Corinthians teve apenas o atacante Yuri Alberto convocado para o amistoso contra o Marrocos, em março, em Tânger, e voltou a ter um atleta convocado após mais de três anos. Em baixa no momento, o camisa 9 ficou de fora da lista para os amistosos contra Guiné e Senegal.

