Home Futebol Ex-dirigente relembra negociação do Palmeiras com Maradona em 1992: “Estava praticamente tudo certo”

Ex-dirigente relembra negociação do Palmeiras com Maradona em 1992: “Estava praticamente tudo certo”

Craque argentino poderia ter jogado no Verdão nos anos 90

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Palmeiras viveu os anos 90 de forma mágica, com a chamada “Era Parmalat”. A parceria que se iniciou em 1992, rendeu uma Libertadores, dois Brasileiros, três Paulistas, Copa do Brasil, entre outros títulos.

PUBLICIDADE

Nessa época, o Verdão contou com diversos craques mundiais, como Rivaldo, Roberto Carlos, Cafu, Edmundo, Evair, Alex, Rincón, César Sampaio, Zinho, entre outros.

Maradona quase jogou no Palmeiras

Mas, o Palmeiras ficou muito próximo de ter um dos maiores jogadores da história do futebol. No primeiro ano da parceria, o clube tentou a contratação de Maradona.

PUBLICIDADE

José Carlos Brunoro, responsável pelas contratações feitas pela empresa nesta parceria com o Palmeiras, relembrou esta negociação.

Em entrevista ao “Podporco”, Brunoro contou detalhes de quando negociou com o craque argentino em 1992, como um dos primeiros reforços da parceria.

“A gente foi para cima do Maradona, para contratar ele. Ele tinha saído do Napoli, ai a Parmalat veio me falar: ‘e o Maradona?’. Eu pensei: ‘pô, estão loucos, não sei nem como vou falar com o Maradona’. Então, conseguiram um contato lá na Argentina para eu falar com os procuradores dele. Aí, fui para a Argentina, fiquei lá uma semana negociando. E quase que ele veio.”

Motivo que fez o negócio não ser fechado

Por fim, Brunoro conta que a rivalidade entre Brasil e Argentina foi o empecilho para o negócio acontecer.

PUBLICIDADE

“Ele só não veio porque ele falou: ‘se eu jogar no Brasil, a Argentina me mata’. Na época tinha mais essa rivalidade. Ainda mais o Maradona, que era um super ídolo deles.”

“Mas, já estava praticamente tudo certo. Financeiro, projeto, já estava certo. Eu acertei tudo com os procuradores dele. No dia que eu marquei de falar com ele, ele falou para os procuradores que não queria nem conversar, com medo de eu mudar a cabeça dele e convencer. Mas, foi por isso, porque estava tudo certo”, finalizou.

Ao deixar o Napoli no final de 1991, Maradona foi para o Sevilla em 1992, com 32 anos, ano que iria para o Verdão. Maradona ainda atuou pelo Newell’s Old Boys e Boca Juniors, onde encerrou a sua carreira em 1997.