Home Futebol FA Cup: City x United, um jogo que divide famílias em Manchester; saiba mais

FA Cup: City x United, um jogo que divide famílias em Manchester; saiba mais

Nesse sábado, Citizens e Red Devils se enfrentam na final da Copa da Inglaterra; confira um pouco do contexto desse grande jogo

William Nunes
Formado em produção audiovisual pela PUCRS, cineasta, redator e escritor, roteirista e Youtuber.

No próximo sábado, Manchester United e City de enfrentarão em Wembley, na capital da Inglaterra, pela final da FA Cup, também conhecida como Copa da Inglaterra. De um lado, os Red Devils buscam o segundo título sob comando de Erik ten Hag, do outro, Guardiola quer alcançar a tríplice coroa após ter confirmado nova conquista da Premier League nas últimas semanas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Derby de Manchester é uma das maiores rivalidades da Inglaterra e divide famílias, vizinhos e amigos na cidade inglesa que “respira” o futebol. Os Citizens, como são chamados os fãs do City, passaram décadas vivendo na sombra de seu maior rival, tendo uma equipe muito inferior e não sendo capaz de conquistar títulos, brigando somente para se manter na elite inglesa.

Os torcedores do lado azul da cidade se habituaram a serem “menores” do que os rivais vermelhos, com Alex Ferguson conquistando o mundo do futebol no comando do United, estabelecendo uma hegemonia em clássicos e também na Premier League. Entretanto, a situação mudou completamente a partir do final da década de 2000, quando os Citizens foram adquiridos dos bilionários do Catar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A partir daí, o dinheiro entrou de forma massiva nos cofres do Manchester City e atletas de peso foram sendo contratados, aos poucos. No início da década de 2010, os Citizens conquistaram a sua primeira Premier League, levando sua torcida fiel ao “delírio”. Na segunda parte dessa mesma década, Pep Guardiola assumiu o comando e, a partir daí, os Citizens construíram uma grande hegemonia na Inglaterra.

Desde a chegada do espanhol, foram cinco títulos da Premier League em seis anos, tornando os Citizens um dos maiores vencedores da competição no país.

Manchester United viveu uma década de decepções

Enquanto os Citizens “respiravam” a glória de vencer a Premier League com Guardiola, o contrário acontecia no lado vermelho da cidade. Desde a saída de Alex Ferguson, em 2012/13, o time não conseguiu manter o mesmo nível e passou a viver temporadas decepcionantes. Van Gaal, David Moyes, Mourinho, Solskjaer, foram apenas alguns dos que tentaram, porém, não conseguiram trazer o sucesso de volta à Old Trafford.

PUBLICIDADE

Nesse período, a balança se alterou e quem passou a “mandar” na cidade e nos confrontos diretos foi o Manchester City. Somente nessa temporada, com Erik ten Hag, a esperança reacendeu no United. O holandês trouxe um projeto sólido e tirou da equipe vários “vícios” que vinham sendo apontados como principais problemas na década passada, principalmente a presença de superastros atuando em baixo nível, como Pogba e Cristiano Ronaldo.

PUBLICIDADE

É nesse cenário que a cidade volta a estar dividida, assim como famílias e amigos, entre City e United, para acompanhar e torcer pelos seus clubes na grande decisão desse sábado.

Better Collective