Home Mercado da Bola Firmino, Yerry Mina e mais: veja jogadores livres no mercado da Europa

Firmino, Yerry Mina e mais: veja jogadores livres no mercado da Europa

Brasileirão pode ganhar reforços de peso no segundo semestre

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

A janela de transferências vai reabrir em julho e ela costuma agitar bastante o Brasileirão. Seja por saída de jogadores, quanto em chegadas.

PUBLICIDADE

Muitos clubes do Campeonato Brasileiro perdem jogadores no meio do ano e precisam repor. Alguns clubes também, buscam reforços para melhorar o elenco visando a fase decisiva da temporada, que é o segundo semestre.

E uma alternativa que tem acontecido nos últimos anos, são jogadores que atuam no exterior, mas estão sem contrato. Nos últimos anos, alguns clubes fizeram essa movimentação. As últimas grandes contratações de jogadores sem contrato foram o Grêmio com Luis Suárez e o Fluminense com Marcelo.

PUBLICIDADE

Então, há alguns jogadores da Europa que o contrato se encerra agora em julho e ainda não há uma definição sobre onde irão jogar.

Alguns são inacessíveis, como Gundogan, por exemplo, que venceu a Champions e está em alta. Ele está na mira de clubes grandes da Europa, como o Barcelona.

Asensio, por exemplo, é outro sonho “impossível”. O jogador já se despediu do Real Madrid, mas também desperta interesse de grandes, como o PSG.

Sul-americanos

Por outro lado, alguns nomes surgem como possíveis. Yerry Mina, ex-zagueiro do Palmeiras, já se despediu do Everton e pode pintar em algum clube da América do Sul.

PUBLICIDADE

Outro jogador com passagem pelo futebol brasileiro é Lanzini, ex-Fluminense. O meia do West Ham também ficará livre no mercado.

Assim como Mina e Lanzini, jogadores sul-americanos sempre têm mais chances de jogar no Brasileirão do que um europeu. Então, James Rodríguez e até Di María, passam a ser sonhos possíveis, ainda mais depois de Suárez ir para o Grêmio.

Brasileiros em fim de contrato

Entre os jogadores dos principais times europeus que ficarão sem contrato, três são brasileiros, o que aumenta ainda mais a chance de um clube do Brasileirão contratar.

Roberto Firmino é o nome mais pesado e também o mais difícil de contratar. O atacante se tornou ídolo do Liverpool e se despediu do clube inglês após oito temporadas.

PUBLICIDADE

Porém, Firmino foi especulado em alguns clubes do exterior, inclusive o Real Madrid. Uma volta ao Brasil só aconteceria se fosse a vontade dele.

Outro brasileiro é Lucas Moura, que deixou o Tottenham. Revelado pelo São Paulo, o meia-atacante já declarou que uma volta ao Tricolor seria prioridade no Brasil. Mas, no momento, ele ainda deseja seguir na Europa.

Por fim, o outro brasileiro não é muito conhecido. Trata-se de Dalbert, lateral-esquerdo da Inter de Milão. O jogador passou pela base do Fluminense e Flamengo, mas se tornou profissional no futebol português.

Jogadores com contrato se encerrando em julho e que podem pintar no Brasileirão

Roberto Firmino (Liverpool) – Atacante de 31 anos
İlkay Gundogan (Manchester City) – Meio-campista de 32 anos
Ángel Di María (Juventus) – Meia-atacante de 35 anos
James Rodríguez (Olympiacos) – Meia de 31 anos
Lucas Moura (Tottenham) – Meia-atacante de 30 anos
Marco Asensio (Real Madrid) – Meia de 27 anos
Wilfried Zaha (Crystal Palace) – Atacante de 30 anos
Adrien Rabiot (Juventus) – Meio-campista de 28 anos
Dani Ceballos (Real Madrid) – Meio-campista de 26 anos
Yerry Mina (Everton) – Zagueiro de 28 anos
Alex Oxlade-Chamberlain (Liverpool) – Meia de 29 anos
Marcus Thuram (Borussia Mönchengladbach) – Atacante de 25 anos
De Vrij (Inter de Milão) – Zagueiro de 31 anos
Manuel Lanzini (West Ham) – Meia de 30 anos
Dalbert (Inter de Milão) – Lateral-esquerdo de 29 anos
Adama Traoré (Wolverhampton) – Atacante de 27 anos
Andrea Belotti (Roma) – Atacante de 29 anos
Moussa Dembelé (Lyon) – Atacante de 26 anos
Roberto Gagliardini (Inter de Milão) – Volante de 29 anos

PUBLICIDADE