Home Mídia Esportiva Globo pode transmitir final de Roland Garros; entenda

Globo pode transmitir final de Roland Garros; entenda

Emissora possui os direitos de transmissão do torneio de Grand Slam francês e pode exibir a final em TV aberta, se Bia Haddad se classificar

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

A possibilidade de Bia Haddad disputar a final de Roland Garros pode fazer com que a Globo exiba uma partida de tênis em TV aberta. Afinal, a emissora é uma das que possuem os direitos de transmissão de Roland Garros no Brasil, mas repassa a exibição para o SporTV.

PUBLICIDADE

Dessa forma, a Globo confirmou que, caso Bia Haddad chegue à final feminina de Roland Garros, a partida passará ao vivo neste sábado (09), às 8h30 (horário de Brasília). Aliás, o narrador Luís Roberto confirmou a transmissão no show do intervalo de River Plate x Fluminense nesta quarta-feira (07), pela Libertadores.

Mas a informação foi trazida em primeira mão pelo jornalista Gabriel Vaquer, do site Notícias da TV. “Na segunda, chegou a mim a info que a Globo tem os direitos de TV aberta de Roland Garros. Questionei a Globo, que me respondeu hoje: Roland Garros é da Globo em TV aberta. Melhor ainda: se Bia Haddad chegar à final, Globo transmite em TV aberta no sábado!”, escreveu Vaquer, em seu Twitter, na noite de hoje (07).

PUBLICIDADE

Bia Haddad derrotou de virada a tunisiana Ons Jabeur nesta quarta (07) por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 7/6 (7/5) e 6/1. Amanhã (08), mais uma vez a tenista brasileira entrará em quadra. Pela semifinal, irá enfrentar a número um do mundo, a polonesa Iga Swiatek. Portanto, se Bia Haddad vencer a partida desta quinta-feira (08), a decisão feminina de Roland Garros será transmitida ao vivo em TV aberta pela Globo.

Globo não tem tradição em exibir partidas de tênis na TV aberta

Excetuando os Jogos Olímpicos ou Pan-Americanos, há muitos anos a emissora não exibe partidas de tênis, deixando os torneios para a TV fechada no SporTV. Existe um registro de transmissão da final de Roland Garros em 1981 pela Globo, entre o sueco Bjorn Borg e o theco Ivan Lendl, com narração de Luciano do Valle. Já o primeiro título de Gustavo Kuerten no Grand Slam francês foi exibido pela extinta TV Manchete, em 1997.