Home Futebol Guardiola fica perto de marca inédita entre treinadores da Europa

Guardiola fica perto de marca inédita entre treinadores da Europa

Técnico espanhol conquistou a Copa da Inglaterra neste sábado (03), com a vitória do Manchester City sobre o Manchester United

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Manchester City foi campeão pela sétima vez da Copa da Inglaterra. Na decisão neste sábado (03) em Wembley, a equipe comandada pelo técnico Pep Guardiola derrotou seu maior rival, o Manchester United, por 2 a 1. Gündogan fez os dois gols dos Citizens, enquanto Bruno Fernandes marcou de pênalti o gol dos Red Devils.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dessa forma, Pep Guardiola está muito próximo de conseguir um feito inédito no Velho Continente. Afinal, o consagrado treinador espanhol já conquistou a Premier League e, no próximo sábado (10), tentará conduzir o Manchester City ao inédito título da Uefa Champions League. A decisão contra a Internazionale de Milão acontecerá em Istambul.

Guardiola pode ganhar sua segunda tríplice coroa

Nesse sentido, se os Citizens vencerem a principal competição da Europa, Guardiola será o primeiro técnico da história a obter duas tríplices coroas no continente. Ou seja, ganhando o campeonato nacional, mais a competição mata-mata do país e a Uefa Champions League. Anteriormente, o espanhol faturou as três principais conquistas pelo Barcelona, na temporada de 2008-09.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Assim, a histórica equipe de Lionel Messi, Xavi, Iniesta, Eto’o, Henry e companhia venceu todas as competições que tinha direito naquele período. Desse modo, o Barcelona faturou a La Liga, mais a Copa do Rei e a Uefa Champions League. Posteriormente, o time catalão conquistaria o seu primeiro Mundial de Clubes da Fifa no fim de 2009.

Aliás, foi o primeiro ano de Guardiola como técnico na elite do futebol espanhol. Até então, a única experiência do treinador era no comando do Barcelona B, vencendo a terceira divisão do país em 2007-08.

Caso o Manchester City de Pep Guardiola confirme o favoritismo contra a Internazionale no sábado que vem (10), será a décima tríplice coroa europeia da história. Conforme levantamento do jornalista Paulo Vinícius Coelho em sua coluna no UOL, obtiveram a marca Celtic (1967), Ajax (1972), PSV (1988), Manchester United (1999), Barcelona (2009 e 2015), Bayern de Munique (2013 e 2020) e Internazionale de Milão (2010).

PUBLICIDADE
Better Collective