Home Futebol Ibrahimovic: veja os números da carreira do centroavante sueco

Ibrahimovic: veja os números da carreira do centroavante sueco

Atacante deixa os gramados com números impressionantes; conheça um pouco mais sobre Zlatan

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.

Esse domingo foi marcado por muita emoção no futebol mundial. Zlatan Ibrahimovic, que recebeu diversas homenagens durante o jogo entre Milan e Hellas Verona, o qual o time Milão venceu por 3 a 1, anunciou sua aposentadoria.

PUBLICIDADE

O centroavante sueco, que atuou em grandes palcos do futebol mundial, encerrou oficialmente sua passagem pelos gramados. Seus números são impressionantes. São quase mil jogos, dezenas de títulos, centenas de assistências e outras centenas de gols, muitos deles memoráveis.

Foi Ibrahimovic quem marcou talvez um dos gols mais memoráveis de um jogo amistoso entre seleções. No dia 14 de novembro de 2012, em uma partida entre Suécia e Inglaterra, ele fez um gol de bicicleta (ou puxeta) praticamente da intermediária. A distância era de aproximadamente uns 30 metros do gol. Impressionante.

Atuando pela seleção de seu país, Ibrahimovic fez 62 gols em 122 jogos. Pelo Milan, seu último clube, Ibra marcou 93 gols em 163 jogos. O sueco também atuou por clubes como Barcelona, PSG, Inter de Milão, Manchester United, Juventus e Ajax. Nesse último ele talvez marcou o gol mais bonito de sua carreira.

Jogando contra o NAC Breda, pelo campeonato holandês, Ibra driblou vários jogadores para marcar uma verdadeira obra de arte.

Nesse ano, Ibrahimovic lutou muito com lesões, principalmente depois de ter feito uma operação no joelho em 2022. Hoje, seu discurso de despedida foi, segundo o próprio Ibrahimovic, “muito difícil” e marcado por muitas lágrimas.

PUBLICIDADE
https://www.youtube.com/watch?v=OQVqO8x8POw

Em seu discurso de despedida, Ibrahimovic falou que estádio em Milão, casa do Milan e da Inter — time onde ele fez dupla de ataque com Adriano Imperador. Essas duas equipes transformavam o estádio em um lugar especial para o sueco. “Tenho tantas memórias e emoções dentro deste estádio”, disse Ibrahimović.

Segundo Ibrahimovic, “na primeira vez que cheguei aqui essa casa me deu felicidade; na segunda, me deu amor”, em uma clara referência as passagens por Inter e Milan, respectivamente.

Zlatan também disse: “Quero agradecer à minha família… quero agradecer à minha segunda família: os jogadores. Quero agradecer ao treinador e ao seu staff pelo respeito, quero agradecer aos diretores pela oportunidade. Por último, mas não menos importante, do meu coração, quero agradecer a vocês, torcedores”.