Internacional e Cruzeiro voltam a se enfrentar depois de quase quatro anos; relembre últimos confrontos
Colorado e Raposa medirão forças neste sábado (01) em Porto Alegre, pela 13ª rodada do Brasileirão Série A
Ricardo Duarte/Internacional
Um grande clássico do futebol brasileiro voltará a ser disputado, logo após uma longa ausência de enfrentamentos. Afinal, Internacional e Cruzeiro não se cruzam desde 2019. Afinal, a Raposa seria rebaixada no fim daquela temporada, permanecendo três anos seguidos no Brasileirão Série B.
Então, este sábado (01) marcará um reencontro entre dois gigantes, que inclusive já decidiram Campeonato Brasileiro, com vitória colorada em 1975. Aliás, o palco será o mesmo da final de 48 anos atrás: o Beira-Rio. A partida, válida pela 13ª rodada do Brasileirão Série A, será às 21h (horário de Brasília).
Cruzeiro e Internacional ainda realizariam, nos anos 70, aquele que é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos do futebol brasileiro. Pela Libertadores de 1976, o Cabuloso, numa partida eletrizante, bateria o time gaúcho por 5 a 4 no Mineirão. A equipe celeste conquistou o título continental naquela temporada.
Diante de um clássico com tantos confrontos históricos, os torcedores estranham um hiato de quase quatro anos sem duelos entre Internacional e Cruzeiro. Nesse sentido, o mundo sofreu profundas mudanças desde o último encontro entre ambos, em outubro de 2019. Afinal, o planeta passaria por uma pandemia, enquanto o Cruzeiro penou por três anos para voltar à elite do futebol brasileiro e se tornaria SAF, sob o comando de Ronaldo Nazário.
VItória do Internacional provocou saída de Mano Menezes do Cruzeiro
Na temporada 2019, gaúchos e mineiros se enfrentaram quatro vezes, com ampla vantagem colorada. O Internacional venceu três, com um empate no último confronto. Aliás, os torcedores colorados se recordam da classificação diante do Cruzeiro pelas semifinais da Copa do Brasil, com duas grandes atuações: 1 a 0 no Mineirão e 3 a 0 no Beira-Rio.
Inclusive, a derrota em Belo Horizonte no jogo de ida do mata-mata em 7 de agosto de 2019 causou a demissão de Mano Menezes do Cruzeiro. Justamente o técnico que estará no banco de reservas colorado neste sábado (01). Na volta em Porto Alegre, no dia 4 de setembro daquele ano, Rogério Ceni estava no comando do Cabuloso.
Maurício reencontrará o ex-clube
O Internacional de Odair Hellmann perderia o título da Copa do Brasil de 2019 na final para o Athletico. Posteriormente, iria para o Mineirão enfrentar o Cruzeiro, com a Raposa já na zona de rebaixamento. Na partida válida pelo Brasileirão Série A, em 5 de outubro de 2019, Nonato abriria o placar para os gaúchos, enquanto Fred empataria, com o jogo terminando 1 a 1.
Em crise, o Cruzeiro tinha Abel Braga como técnico, logo após Ceni não resistir. Ou seja, a Raposa já estava em seu terceiro treinador em dois meses. Curiosamente, no último jogo em que o Internacional encarou os mineiros, o Colorado hoje não tem mais nenhum remanescente da partida de quase quatro anos atrás no Mineirão.
Já o Cabuloso também modificou todo o seu time, mas um jogador que entrou em campo naquele dia pelo Cruzeiro estará do lado colorado: Maurício, então em início de carreira. No ano seguinte, em 2020, seria negociado com o Internacional, numa negociação que trouxe William Pottker para o time celeste.


