Com a vitória do Corinthians em cima do Liverpool (Uruguai), em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, garantiu o Timão na Copa Sul-Americana.
Lembrando, que os terceiros de cada chave da Copa Libertadores enfrentarão os piores segundos colocados da Copa Sul-Americana.
Ainda, a vaga deu ao Corinthians R$ 2,4 milhões, pois é este o valor que a Conmebol paga aos eliminados da Libertadores e garantem vaga na Sul-Americana.
Nesse sentido, a competição terá outros times tradicionais, como o Libertad (Paraguai) e o Sporting Cristal (Peru).
O foco do segundo semestre não será a competição sul-americana
Por sua vez, apesar de feliz pela vitória, o técnico Vanderlei Luxemburgo não quis adiantar se jogará a Copa Sul-Americana com força máxima.
O que ele deixou claro, é que a competição não será a prioridade do Corinthians para este segundo semestre.
O técnico do Timão falou na entrevista coletiva após a vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool, na Neo Química Arena.
“Vamos caminhar com o elenco. Quando falei que não tinha elenco para disputar, a Libertadores é uma competição totalmente diferente do que é a Sul-Americana. Temos que colocar jogador para jogar para dar experiências. Vai depender muito do momento, dos adversários que vamos ter pela frente, ter equilíbrio com a diretoria. O que eu penso e já conversei com Duilio, Alessandro, é que temos a Copa do Brasil, uma competição de seis jogos para ganhar, e no Brasileiro uma busca da Libertadores para que a gente possa ir. Não tenha dúvida que entre a Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileiro, a Copa do Brasil e Brasileiro vão ser as prioridades. Mas a Sul-Americana vai estar dentro da programação”, explicou Luxemburgo.
O técnico do Corinthians ainda destacou a importância de utilizar os garotos da base do Timão, que fizeram um bom jogo e decidiram para o time.
Por não ter mais chances de classificação para as oitavas da Libertadores, o comandante do Corinthians poupou os seus titulares e entrou com uma equipe com muitos garotos.
“Resultado do jogo foi aquilo que os jogadores produziram, não foi só fazer os gols, foram as possibilidades que tivemos. Fizemos três, mas tivemos diversas possibilidades. O número de finalizações é importante, às vezes tem uma só… tem que ter constantemente, a bola bate em um e entra, meio que faz parte, é bom que, em 90 minutos, você crie bastante para sair com a vitória, como esses meninos fizeram hoje”, finalizou Luxemburgo.
Por fim, o jogo contra o Liverpool teve vários protestos dos torcedores do Corinthians, que usaram narizes de palhaço e se posicionaram contra a atual diretoria e alguns jogadores.

