Home Futebol Marco Aurélio Cunha explica motivo da Copa do Mundo não ter sido no Morumbi: “Tomou balão do Lula”

Marco Aurélio Cunha explica motivo da Copa do Mundo não ter sido no Morumbi: “Tomou balão do Lula”

Ex-dirigente do São Paulo falou sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

O Brasil sediou a Copa do Mundo de 2014 e a escolha de um estádio gerou polêmica na época. Em São Paulo, o estádio escolhido foi a Arena Corinthians.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porém, anteriormente, a certeza era de que o Morumbi iria receber os jogos, como sempre foi palco da seleção. O estádio do São Paulo é maior e tem mais história no futebol.

A “mudança” de local foi visto como uma vitória do Corinthians e é usada até hoje como provocação entre os rivais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista ao podcast “Deu Zebra Cast”, o ex-dirigente do São Paulo, Marco Aurélio Cunha, explicou o motivo que fez a Copa do Mundo sair do Morumbi e ir para o estádio do rival.

Deram um chapéu no São Paulo

Em uma explicação simples, Marco Aurélio disse que foi uma escolha política e “culpou” o ex-presidente do clube, que havia feito uma administração ruim na época, além de ter tido problemas de relacionamento.

“Foi feito tudo para a Copa do Mundo ser no Morumbi. Aí, o Juvenal fez um terceiro mandato ruim, errado. E ele era o responsável por caminhar nessa discussão, ele tinha capital político para isso”, disse Marco Aurélio, que completou:

PUBLICIDADE

“Ele tomou um balão do Lula, teve uma ruptura com o Ricardo Teixeira (presidente da CBF na época), na questão do clube dos 13. E aí eles criaram um ambiente político para o Corinthians ter o seu estádio e deram um chapéu no São Paulo. Foi exatamente isso”, disse o ex-dirigente.

PUBLICIDADE

Jogos na Arena Corinthians

O estádio corintiano recebeu seis jogos durante a Copa do Mundo de 2014. O primeiro deles foi logo a estreia do Brasil, na abertura da competição. A seleção brasileira venceu a Croácia por 3 a 1.

Depois, ainda na fase de grupos, foram outros três jogos: Uruguai 2 x 1 Inglaterra, Chile 0 x 2 Holanda e Coréia do Sul 0 x 1 Bélgica.

No mata-mata, foram outros dois jogos: Argentina 1 x 0 Suíça (oitavas de final) e Argentina 0 x 0 Holanda (semifinal), com a Argentina avançando à final nos pênaltis.

Better Collective