Home Futebol Mundial de Clubes de 2023 tem sede confirmada pela FIFA

Mundial de Clubes de 2023 tem sede confirmada pela FIFA

Competição será disputada na cidade de Jidá, entre os dias 12 e 22 de dezembro deste ano

Por Flavio Souza em 26/06/2023 10:22 - Atualizado há 2 anos

Nesta segunda-feira (26), Fifa e a Federação Saudita de Futebol (SAFF), definiram que os jogos do Mundial de Clubes deste ano serão sediados na cidade de Jeddah, que recebeu a Supercopa da Espanha em 2020.

A definição aconteceu depois de uma delegação da Fifa visitar a cidade para confirmar como estão os preparativos para a disputa da competição.

O formato será o mesmo dos anos anteriores, com sete clubes lutando pelo título. Os campeões de cada continente estarão na disputa do Mundial de Clubes junto com o Al-Ittithad, campeão da Liga Saudita que será o representante do país-sede.

Clubes confirmados no Mundial de Clubes

Faltando pouco menos de seis meses para a disputa da competição já temos a definição de seis dos sete times que terão a chance de lutar pelo título em Jidá.

A única pendência é em relação ao campeão da Copa Libertadores da América, que será o representante da América do Sul.

Confira quais são as equipes confirmadas:

  • Al Ahly: África
  • Al-Ittihad: representante do país-sede
  • Auckland City: Oceania
  • León: Concacaf
  • Manchester City: Europa
  • Urawa Red Diamonds: Ásia

Mudanças para 2024?

Em 2025 teremos um novo modelo de disputa do Mundial de Clubes, com 32 times, em competição que será realizada nos Estados Unidos e já conta com Flamengo e Palmeiras garantidos como representantes da América do Sul. Pela Europa teremos as participações do Chelsea, Manchester City e Real Madrid.

Al-Hilal e Urawa Red Diamonds representarão o continente asiático enquanto Al Ahly, Wydad Casablanca são os africanos confirmados. Por fim tempos Monterrey, Seattle Sounders e Léon como clubes da América do Norte.

A dúvida que paira é sobre a edição do próximo ano. Inicialmente a expectativa é que em 2024 o Mundial siga com o formato atual, com o mesmo número de clubes. Mas não está descartado que a Fifa antecipe e opte por ter mais equipes disputando o torneio já na próxima temporada.

Sair da versão mobile