Mesmo fora dos gramados há um bom tempo conta de lesão, Neymar foi um dos principais jogadores brasileiros que atuaram no futebol europeu na temporada 2022/2023.
Um levantamento feito pelo site Globo Esporte mostra que o atacante do PSG foi o segundo jogador nascido no Brasil com mais participações em gols. O estudo leva em consideração os cinco principais campeonatos nacionais do mundo, isto é: alemão, espanhol, francês, inglês e italiano.
De acordo com o portal de notícias, Neymar foi influente em 34 gols do time francês. Ele marcou 18 vezes e deu 16 assistências. O ranking é liderado por Vinícus Júnior.
O Malvadeza participou, diretamente, de 42 gols do Real Madrid, sendo que ele balançou as redes em 23 oportunidades e deu 19 assistências.
Rodrygo Goes é o terceiro colocado. O atacante do Real Madrid marcou 19 vezes e deu dez assistências. Portanto, influenciou em 29 gols do time merengue.
O quarto colocado é Raphinha. Com 22 participações, o jogador do Barcelona fez dez gols e deu 12 assistências.
A quinta posição é de Gabriel Martinelli. O atacante do Arsenal marcou 15 vezes e deu seis assistências. Nesse sentido, acumulou 21 participações diretas em gols.
Os dados acima levam em consideração todos os campeonatos, incluindo, por exemplo, Uefa Champions League e Liga Europa. O ranking muda quando se atenta somente para os campeonatos nacionais.
Neymar assume a liderança com 24 participações. A vice-liderança fica com Gabriel Martinelli (20 participações). O atacante Vinícius Júnior (19 participações) cai para o terceiro lugar.
O artilheiro Gabriel Jesus somou 17 participações em gols e é a única novidade no ranking. Já Rodrygo Goes cai para o quinto lugar. Ele também acumulou 17 participações.
Veja gols de Neymar e Vinícius Júnior
- Ranking de participações em gols em todos os campeonatos
- Vinícius Júnior (Real Madrid) – 42 (23 gols e 19 assistências)
- Neymar (PSG) – 34 (18 gols e 16 assistências)
- Rodrygo (Real Madrid) – 29 (19 gols e 10 assistências)
- Raphinha (Barcelona) – 22 (10 gols e 12 assistências)
- Gabriel Martinelli (Arsenal) – 21 (15 gols e 6 assistências)
- Ranking de participações somente nos campeonatos nacionais
- Neymar (PSG) – 24 (13 gols e 11 assistências)
- Gabriel Martinelli (Arsenal) – 20 (15 gols e 5 assistências)
- Vinícius Júnior (Real Madrid) – 19 (10 gols e 9 assistências)
- Gabriel Jesus (Arsenal) – 17 (11 gols e seis assistências)
- Rodrygo (Real Madrid) – 17 (9 gols e 8 assistências)
Ex-Corinthians se destaca
O atacante Malcom foi o principal artilheiro do Campeonato Russo. O jogador do Zenit marcou 23 gols e deu 30 assistências. Considerando todos os torneios, ele participou diretamente de 32 gols.
O desempenho do jogador convenceu o treinador interino da seleção brasileira, Ramon Menezes, que convocou o jogador para os amistosos contra Guiné e Senegal.

