Home Mercado da Bola Novo técnico do Vasco: saiba os nomes cotados para o lugar de Maurício Barbieri

Novo técnico do Vasco: saiba os nomes cotados para o lugar de Maurício Barbieri

Eduardo Coudet, Hernán Crespo, Jair Ventura, Jorginho, Odair Hellmann, Roger Machado e Rogério Ceni têm nomes avaliados pela 777 Partners

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O cargo está disponível. Talvez em um dos cinco maiores clubes do futebol brasileiro, mas quem assumir terá de assumir com a pressão da torcida, crise institucional e com a falta de dinheiro em caixa para buscar reforços. A vaga en questão é o de treinador do Vasco da Gama. 

PUBLICIDADE

Na década de 2000, passaram pelo cargo Abel Braga, Ramon Menezes, Ricardo Sá Pinto, Vanderlei Luxemburgo, Marcelo Cabo, Lisca, Fernando Diniz, Zé Ricardo, Maurício Sousa, Jorginho e Maurício Barbieri. 

Este último foi o primeiro demitido pela 777 Partners. Ele deixou o cargo após a derrota do Vasco por 1 a 0, nesta quinta-feira, em São Januário, pela 11ª rodada, da Série A do Campeonato Brasileiro. 

PUBLICIDADE

Não importa o projeto esportivo ou o dinheiro que será investido. O Vasco precisa de uma resposta imediata dentro e fora de não para não ser rebaixado pela quinta vez na história (2008, 2013, 2015 e 20202). 

Maurício Barbieri estava prestigiado junto a 777 Partners que nunca deu indícios de que o mandaria embora. Entretanto, a falta de bons resultados e o desgaste com a torcida foram fatores determinantes para mudar panorama nos últimos dias. 

Hoje, os principais nomes cotados são Eduardo Coudet, Guto Ferreira, Hernán Crespo, Jair Ventura, Jorginho, Odair Hellmann, Roger Machado e Rogério Ceni. Por isso, o Torcedores.com apurou para explicar o cenário de cada treinador. 

Eduardo Coudet 

Teve passagem recente pelo Atlético-MG. À frente do Galo, o argentino conquistou o Campeonato Mineiro. Pesa contra ele, o temperamento difícil e, principalmente, a relação com dirigentes no dia a dia. 

PUBLICIDADE

Recentemente, o treinador foi procurado pelo Vélez Sarsfield. No entanto, o clube argentino descartou a contratação após o treinador pedir 500 mil dólares (R$ 2,3 milhões, na cotação atual) por mês. 

Guto Ferreira 

Guto Ferreira está na lista de cotados para assumir o Vasco. O treinador já trabalhou no Goiás, Coritiba, Bahia, Ceará, Sport, Internacional, entre outros. No ano passado, por exemplo, esteve cotado para o lugar de Zé Ricardo. 

Sem trabalhar desde março após ser demitido do Goiás, ele é considerado um técnico barato e sua comissão técnica e formada por dois auxiliares. Recentemente, esteve cotado para assumir o comando do Santos.

Hernán Crespo

Antigo alvo do Vasco, Hernán Crespo está disponível no mercado da bola após comandar o Al-Duhail. No Oriente Médio, conquistou a Liga do Catar, a Taça do Catar e Taça da Liga do Catar. Ele, em outras palavras, fez “barba, cabelo e bigode” por lá.

PUBLICIDADE

Nas últimas horas, o argentino foi sondado para assumir o lugar de Odair Hellmann no Santos. No entanto, a diretoria alvinegra desistiu de formalizar uma proposta devido aos altos valores. Em 2021, comandou o São Paulo na conquista do Campeonato Paulista.

Jair Ventura 

Aos 44 anos, Jair Ventura tem um título da Série B do Campeonato Brasileiro no currículo e foi auxiliar técnico de Ricardo Gomes, René Simões, Joel Santana, entre outros. Já comandou Botafogo, Santos, Corinthians, Sport, Chapecoense, Juventude e Goiás. 

É frequentemente elogiado nos bastidores pela boa relação com os atletas e dirigentes. Volta e meia aparece nas listas de dirigentes. Este ano teve seu nome lembrado em clubes como Coritiba, Cruzeiro e Santos. 

Jorginho 

Multicampeão como jogador pelo Vasco, não teve o contrato renovado pela 777 Partners após comandar o clube na Série B do Campeonato Brasileiro. Aos 58 anos, tem quatro passagens por São Januário, sendo a última em 2022. 

PUBLICIDADE

Nos últimos anos, fez bons trabalhos no Atlético -GO, Cuiabá e Coritiba. Na temporada passada, quando o time brigava pelo acesso, bancou os jovens Andrey Santos, Rodrigo, Gabriel Pec e Figueiredo na equipe titular. 

Odair Hellmann 

O técnico está disponível no mercado desde a última quinta-feira, quando foi demitido do Santos. Pesa a favor dele armar times com futebol defensivo, baseado num jogo de mais contato físico e recuperação da bola. 

As maiores críticas em torno do seu trabalho e a falta de ofensividade das suas equipes. Apesar de atuar como técnico desde 2010, ganhou reconhecimento no Internacional onde trabalhou por três temporadas. 

Roger Machado 

Comandou Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras, Bahia e Fluminense. Tem cinco títulos regionais no currículo: Campeonato Baiano (2019 e 2020), Campeonato Mineiro (2017), Campeonato Gaúcho (2022) e Recopa Gaúcha (2020). 

PUBLICIDADE

Roger Machado está desempregado desde setembro do ano passado, quando deixou o Grêmio. Ele foi demitido devido a sequência de maus resultados na Série B do Campeonato Brasileiro. Seu nome está entre os cotados para comandar o Santos. 

Rogério Ceni 

A boa passagem por Flamengo entre 2020 e 2021, com os títulos da Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Campeonato Carioca, colocou Rogério Ceni entre os preferidos da 777 Partners para assumir o Vasco. 

Porém, desde que deixou o rival, não conseguiu o mesmo sucesso. Passou três temporadas no São Paulo e foi demitido devido aos maus resultados, dificuldades no relacionamento com o elenco e, principalmente, por bater de frente com dirigentes.

Melhores momentos: Vasco 0 x 1 Goiás (Brasileirão)