O que o Palmeiras precisa para se classificar na liderança da Libertadores?
Verdão está em segundo no grupo e não tem o primeiro lugar garantido
Cesar Greco/Palmeiras
O torcedor do Palmeiras se acostumou nos últimos anos a ter “vida fácil” na fase de grupos da Libertadores. O Verdão sempre classificava em primeiro do grupo e até primeiro geral.
Mas, esse ano o primeiro lugar não está garantido. E nem é por culpa do Palmeiras e sim méritos do Bolívar, que já venceu quatro dos cinco jogos que disputou.
Como está o grupo
No grupo C, está o Bolívar-BOL em primeiro, Palmeiras em segundo, Barcelona-EQU em terceiro e o Cerro Porteño-PAR em quarto. O clube boliviano já está classificado para a próxima fase e o Alviverde praticamente. Precisa apenas de um empate hoje (07), contra o Barcelona, para avançar.
O Cerro Porteño, com a derrota ontem, já está eliminado. A última vaga está entre Palmeiras e Barcelona, que estão separados por seis pontos, restando seis em disputa. Ou seja, o Verdão fica de fora se perder os dois jogos e o Barcelona vencer os dois jogos.
Bolívar – 12 pontos (5 jogos)
Palmeiras – 9 pontos (4 jogos)
Barcelona – 3 pontos (4 jogos)
Cerro Porteño – 3 pontos (5 jogos)
O que o Palmeiras precisa fazer para ser primeiro
O Palmeiras tem basicamente três opções para ser primeiro lugar. Uma delas é vencer o Barcelona hoje por pelo menos quatro gols de diferença. Assim, o Verdão chega aos mesmos 12 pontos do Bolívar, mas ultrapassa pelo saldo de gols.
Então, se vencer hoje por quatro gols de diferença, vai para a última rodada em primeiro, onde enfrenta o próprio Bolívar. Nesse caso, o Palmeiras jogaria pelo empate na última rodada.
Agora, se o Palmeiras empatar hoje ou vencer por menos de quatro gols de diferença, basta ao Verdão vencer na última rodada, por qualquer placar, que ultrapassa o Bolívar em pontos.
Por fim, se o Palmeiras perder hoje, ainda há chance de ser primeiro. Se perder de um gol de diferença hoje, por exemplo, teria que vencer o Bolívar por cinco gols de diferença na última rodada. Essa seria a possibilidade mais difícil de acontecer.
Próximos compromissos na Libertadores
O Palmeiras encerra a primeira fase da Libertadores com dois jogos no Allianz Parque. Primeiro, o time de Abel Ferreira encara hoje (07) o Barcelona-EQU, às 21h30.
Depois, encerra a sua participação no dia 29 de junho, uma quinta-feira, às 21h, contra o Bolívar-BOL, também ao lado do seu torcedor.

