Uma polêmica tomou conta das redes sociais nos últimos dias. De um lado, fãs de Neymar argumentam que o brasileiro jogaria facilmente no Manchester City. Do outro, a comunidade de torcedores do clube inglês entende que o camisa 10 do PSG não teria comprometimento tático suficiente para se encaixar no time comandado por Pep Guardiola.
O jornalista Rafael Reis, em seu blog no Uol, explicou por que o jogador inglês é uma peça melhor para o City do que Neymar poderia ser. Primeiro, ele deixou claro que o brasileiro é superior tecnicamente:
“Neymar é mais habilidoso, tem um nível superior de eficiência e possui recursos técnicos mais avançados que Grealish”, pontuou o jornalista, que apresentou outros argumentos logo em seguida:
“É quase impossível imaginar Guardiola aprovando que o City assuma um salário que é praticamente o dobro do que ganha Kevin de Bruyne”, afirmou ele. Um dos empecilhos para a saída do brasileiro do PSG é seu alto salário. Aos 31 anos, não é tão simples achar um clube que esteja disposto a bancar a alta quantia.
“Grealish entrega bem mais que Neymar em dois quesitos que são essenciais na cabeça de Guardiola”, ressaltou o jornalista, que explicou sobre as lesões do brasileiro e citou o fato que ele perdeu cerca de 50% das partidas do Paris Saint-Germain nesses últimos anos. Em 2022/23, foram 19 jogos fora de ação por estar machucado, incluindo no dia do segundo jogo das oitavas de final da Champions League, contra o Bayern de Munique.
“Grealish tem um encaixe tático perfeito com o que Guardiola cobra de um ponta. Ele joga praticamente grudado na faixa lateral do campo, o que dá amplitude para o ataque do City”, lembrou Rafael Reis.
Em tempos de Santos e Barcelona, Neymar tinha como característica atuar pelo lado esquerdo do campo, especialmente quando se consagrou ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez. No entanto, ele se tornou um meia de criação nos últimos anos, um típico camisa 10. O esquema de Guardiola exige que os jogadores de lado de campo fiquem grudados em amplitude.
A discussão em relação ao City é apenas um debate entre fãs. A verdade é que não há notícias reais que o clube campeão da Champions League irá tentar a contratação do jogador ex-Santos. Com o PSG em crise, é especulado a saída de Ney, com a Premier League se tornando o lugar favorito para adquiri-lo.

