Home Futebol SAF no Flamengo? Entenda essa história

SAF no Flamengo? Entenda essa história

Dirigentes do Mengão têm viagem marcada para a Europa e vão se encontrar com a presidência do Bayern de Munique

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

A Sociedade Anônima de Futebol (SAF) é uma forma de gestão que cresceu no futebol brasileiro em tempos recentes, sobretudo a partir do ano passado. O clube mais popular do país, Flamengo, acompanha a reação do mercado e não descarta adotar tal modelo.

PUBLICIDADE

De acordo com informações do site Globo Esporte (GE), a agremiação presidida por Rodolfo Landim avalia negociar de 20% a 25% das próprias ações.

Ainda segundo o portal de notícias, o mandatário flamenguista vai se reunir com a diretoria do Bayern de Munique. O encontro está marcado para ocorrer após a final da Uefa Champions League entre Manchester City e Inter de Milão.

PUBLICIDADE

Landim vai estar acompanhado do vice-presidente geral, Rodrigo Dunshee de Abranches; do vice-presidente de Marketing e Comunicação, Gustavo de Oliveira; e do presidente do Conselho de Administração, Luiz Eduardo Baptista.

Os dirigentes vão conversar com o presidente do time alemão, Herbert Hainer. Os gestores do Flamengo querem entender melhor como funciona a relação entre clubes e acionistas. Hainer pode ser considerado alguém de confiança para tirar dúvidas.

Isso porque ele já ocupou o cargo de CEO da Adidas. A marca é dona de 8,33% das ações do Bayern de Munique e atual fornecedora de material esportivo do Mengão.

“Ainda em estágio de estudos, o Flamengo trabalha com duas possibilidades de divisão de suas ações em caso de adoção da SAF no futuro. Ou o modelo de 75% a 25%, semelhante ao do Bayern, ou de 80% a 20%”, publicou o GE.

PUBLICIDADE

As conversas sobre o modelo de gestão ocorrem nos bastidores do clube rubro-negro com certa frequência.

No ano passado, o advogado Marcos Motta ministrou a palestra “SAF’s no Brasil e no mundo e o que pode mudar no futebol nos próximos 5 anos”. O evento ocorreu dentro do Flamengo.

Flamengo pode virar SAF