Pelo novo regulamento da Copa do Brasil, o Santos não disputará a próxima edição do torneio por conta da má campanha no Paulistão. Mas dentro do clube há quem ache que possa ser possível convencer a CBF a dar o famoso’ jeitinho’ pela presença santista na competição.
Durante uma reunião do Conselho Deliberativo, realizada na última terça-feira (27), o presidente Andrés Rueda assinalou que acredita num ‘convite’ da CBF para poder participar da Copa do Brasil. Sem dizer qual seria a justificativa para a entidade convidar o Peixe para o torneio, o dirigente disse ser ‘possível’ que uma exceção seja aberta à equipe alvinegra.
“Acredito que o Santos não vai ficar fora da Copa do Brasil. Acho que seremos convidados”, declarou Rueda segundo registro do Uol Esporte.
A partir de 2024, só disputarão a Copa do Brasil as equipes que foram classificadas por via das competições de seus respectivos estados. O Paulistão deste ano foi ‘eliminatório’ para o certame do próximo ano e o Santos, eliminado ainda na primeira fase, não conseguiu as vagas, que ficaram para Palmeiras, Água Santa, Red Bull Bragantino. Ituano e São Bernardo.
Fora isto, o Peixe teria que vencer a própria Copa do Brasil deste ano ou até mesmo a Copa Sul-Americana para ter vaga, mas está eliminado de ambas. O que resta é tentar ficar entre os seis primeiros do Brasileirão Série A (ou as posições imediatamente abaixo, se mais vagas na Libertadores forem abertas) para isto, mas a campanha atual tem deixado o time mais perto da zona de rebaixamento do que do G-6.
Santos: Rueda espera convite para Copa do Brasil após fiasco no Paulista. Veja mais no Placar UOL. Acesse: https://t.co/xbSonE2rOY
— Gabriel Alencar (@enooliveira) June 29, 2023
O temor de ficar fora da competição e, principalmente, de importantes premiações financeiras que podem ajudar a complicada situação financeira poderiam até fazer Rueda pensar em tal pedido. Mas a CBF, segundo o portal, não estaria disposta a abrir tal provisão para convidar os santistas para jogar o torneio.