Home Futebol Técnico do Botafogo cobra melhora nos gramados: “CBF tem que verificar o assunto

Técnico do Botafogo cobra melhora nos gramados: “CBF tem que verificar o assunto

Luís Castro pediu à entidade que visse o assunto; Nilton Santos adotou grama sintética após reclamações

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

Uma das grandes reclamações de técnicos no futebol brasileiro atual é a qualidade dos gramados, com diversos estádios apresentando campos que tem gerado críticas pelo seu estado. E o técnico do Botafogo, Luís Castro, decidiu pedir à CBF para ajudar neste assunto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O comandante botafoguense disse que quer que a entidade cobre dos clubes e administradores dos estádios do país melhorias nos campos, com vários deles sendo alvo de críticas pela qualidade dos gramados nos jogos do Brasileirão Série A.

“Uma das coisas que o futebol brasileiro tem de melhorar é a questão dos gramados. Acho que a CBF tem de verificar este assunto. O Brasil tem os melhores jogadores do mundo, produz grandes treinadores para o mundo e o próprio país. O Brasil é futebol e samba, e tem que cuidar do que é bonito. Então, vamos apresentar isso como?”, disse Luís Castro segundo o Uol Esporte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

E o treinador do Botafogo tem uma experiência própria com isso no gramado do Nilton Santos. Até a última temporada, o estádio recebeu críticas pela qualidade do campo, forçando uma mudança neste. No começo de 2023, um gramado sintético foi implantado na arena botafoguense para sanar o problema. Outros times, como o Athletico Paranaense e o Palmeiras, também implantaram gramado deste tipo em seus estádios por várias razões.

“O Nilton Santos tinha um gramado horrível, não dava paz a jogador algum. Se entrasse em ‘momento de desconfiança’, não tinha paz. Porque uma bola vir aos saltos e vir direta, quem jogou futebol sabe que é diferente. Um bom jogador num mau gramado não produz a mesma coisa e um mau jogador em qualquer gramado vai sempre produzir nada. Um grande problema se instalou no futebol brasileiro. Então, ou se resolve para se melhorar a qualidade do futebol ou sempre vai haver esse problema”, afirmou o treinador.

Better Collective