Neste sábado, às 16h (horário de Brasília), com o duelo entre Manchester City x Inter de Milão, Téo José, narrador do SBT, completará a 14ª final de Liga dos Campeões da carreira, a segunda pela emissora de Silvio Santos. O profissional sabe da dimensão da competição e exaltou mais uma oportunidade dada a ele.
“Narrar uma final de Champions League é sempre um momento especial para a minha carreira. Tenho um carinho muito grande por essa competição, acompanho o tempo inteiro”, iniciou Téo José, em entrevista exclusiva ao Torcedores.com.
“Sabemos que não tem jogo ruim na Champions, principalmente em uma decisão. Seja quem for que esteja lá, não tem jogo ruim. Sem falar que é um evento muito grande. Costumo dizer que o sentimento é o de que a Champions é como uma Copa do Mundo anual e poder chegar em uma final de Copa é sensacional”, acrescentou.
O narrador revelou que a decisão de campeonato vista por milhões de telespectadores exige uma preparação com mais cuidados.
“Eu intensifico um pouco os exercícios de fono porque sabemos que o jogo pode ir para a prorrogação e pênaltis. Tem o pré-jogo, onde também somos exigidos um pouco mais. Mas adoro fazer essas festas de abertura e encerramento. Faz me lembrar dos tempos de rádio com esse sobe e desce. Não é apenas deixar a imagem e o áudio ambiente. Temos a função de chamar a atenção de quem está em casa, às vezes, tomando uma cervejinha, conversando com o amigo, o filho ou alguém da família, antes de a bola rolar”, relatou.
Na temporada passada, Téo José passou por maus bocados. O narrador detectou uma faringite momentos antes de a bola rolar na decisão entre Liverpool x Real Madrid. No momento da narração do gol do título dos Merengues marcado por Vinícius Júnior, a sua voz falhou, o que acabou gerando críticas dos telespectadores nas redes sociais.
“Eu lido com todas as críticas de uma forma racional. Procuro deixar a emoção de lado. O que aconteceu na final da última Champions é que eu tive uma faringite e só fui detectar na hora do jogo. Achei que iria conseguir, mas a gente tira lições. Foi uma coisa alheia a minha vontade, a minha técnica e fui crucificado. Eu falhei, ok. Agora, acho que a forma com que as pessoas pegaram isso foi forte e, às vezes, até cruel. Mas a casca de tantos anos de profissão, ela vai ficando cada vez mais forte”, contou.
Téo José admite que ficou chateado com a falha, disse ser perfeccionista e mostrou chateação com a cobertura da imprensa no caso.
“Tem um ditado que diz: Deus sabe o quanto de peso se coloca nos seus ombros. Vou dizer para você, faz parte. Eu fiquei muito chateado comigo porque eu falhei. Não com as críticas. Vi algumas coisas de colegas de imprensa que me chatearam porque não vieram falar comigo perguntar. Acho que isso tem ocorrido ultimamente na imprensa. Estão esquecendo de um item que se aprende no primeiro semestre da faculdade, o de ouvir os dois lados, mas chateado mesmo eu fiquei comigo. Sou muito perfeccionista, não gosto de falhar”, afirmou.
Téo José vê City como favorito ao título da Champions
Téo José não ficou em cima do muro e apontou o City como favorito a vencer a sua primeira Champions da história, destacando o grande nível técnico da equipe comandada por Pep Guardiola.
“Das últimas finais de Champions, acho que essa é a mais desequilibrada. O City chega invicto e com um grande time, que, com certeza, vai ficar marcado na história do futebol europeu. Daqui há 10 anos a gente vai lembrar dessa equipe. Por isso, acho que o City chega como favorito. Não digo favoritaço porque do outro lado tem um adversário que sabe marcar muito bem, já tem três conquistas, só perdeu para o Bayern, duas vezes, nesta Champions… Mas o City é o favorito”, opinou Téo José.
O SBT promete uma supercobertura da grande decisão que será disputada em Istambul, na Turquia. O pré-jogo terá início às 15h. Maurício Noriega, ex-Globo, é o convidado especial da emissora para comentar o tão esperado duelo. Ele terá a companhia de Mauro Beting e de Nadine Bastos, comentarista de arbitragem.
Os repórteres André Galvão e João Venturi foram enviados à cidade turca.

