Abel Ferreira é citado com frequência pela mídia esportiva pelo seu comportamento à beira de campo, que rendeu diversas expulsões e cartões desde sua chegada ao Palmeiras. Apesar de muitos atritos com a arbitragem, cumpriu um período de trégua e não recebe advertências há cinco partidas.
Abel Ferreira x arbitragem
Após especulação do auxiliar João Martins sobre “sistema” prejudicar o Palmeiras, Abel Ferreira chegou a cinco partidas consecutivas sem punições. O número é o máximo na temporada sem cartões e iguala a marca conseguida no início de 2023, no Paulistão. Porém. a maior sequência sem cartões é do final da temporada 2022 com sete partidas sem receber advertências.
No final de maio, Abel Ferreira chegou à marca de 50 cartões recebidos desde sua chegada ao Palmeiras. Assim, prometeu que deixaria a arbitragem “em paz” e parece que a promessa surtiu efeito. Na coletiva após a partida contra o Internacional, o técnico português abordou o assunto: “Embora não pareça, não adianta mais falar com os árbitros, vou deixá-los em paz”. O treinador do Verdão ainda foi irônico ao projetar como seriam seus próximos dias. “Já disse para o meu advogado ficar tranquilo, o Palmeiras pode mandá-lo embora, que comigo não vai ter mais problema nenhum, nem comigo, nem com a comissão técnica”, disse o técnico português.
A última advertência recebida por Abel Ferreira foi há mais de um mês, em 25 de junho, contra o Botafogo no Allianz Parque. De lá para cá, são cinco partidas sem receber punições, chegando ao recorde do início do Paulistão e apenas a dois jogos de igualar o máximo de jogos do Palmeiras sem cartões.
Palmeiras hoje
Após período oscilatório, o Verdão se encontra na 4ª colocação do Campeonato Brasileiro. O próximo jogo do Palmeiras será como visitante contra o América-MG no domingo (30), às 16 horas (horário de Brasília), na Arena Indepedência.

