Home Futebol Além do título simbólico, Botafogo pode ainda quebrar recorde no 1º turno do Brasileirão

Além do título simbólico, Botafogo pode ainda quebrar recorde no 1º turno do Brasileirão

O Glorioso vive um momento único dos últimos tempos do clube

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.

Sim, o Botafogo já é o campeão do primeiro turno do Brasileirão Série A e agora, o Glorioso vai em busca de entrar na história como o maior pontuador das 19 primeiras rodadas da competição nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Vale citar que o recorde pertence ao Corinthians, que em 2017, fechou o primeiro turno invicto, e com 47 pontos conquistados.

Assim, no momento o Botafogo tem 43 e se vencer o Cruzeiro, em Belo Horizonte; e o Internacional, no Nilton Santos, o Glorioso ‘bate’ os 49 pontos e se tornará o recordista.  

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Portanto, para o Botafogo, um empate e uma vitória, nos dois jogos restantes, faz com que o clube carioca empate com o Timão, mas se empatar os dois ou ainda perder um, aí não chegará a bater o recorde do primeiro turno pertencente ao clube paulista.

Mesmo assim, hoje, com 84% dos pontos conquistados, o Botafogo já é o maior pontuador com 17 jogos, com uma única diferença para o Corinthians é que o Glorioso perdeu dois jogos, enquanto o Corinthians estava invicto e seguiu invicto no primeiro turno.

O Botafogo tem como objetivo o título da competição que não vem desde 1995

Vale ainda lembrar que apenas cinco times que viraram o primeiro turno na liderança do Brasileirão Série A, não fecharam a competição com a taça de campeão.

PUBLICIDADE

Assim, na era dos pontos corridos, Grêmio, em 2008; Inter, em 2009; Atlético-MG em 2012; e o São Paulo, por duas vezes, em 2018 e 2020, venceram o primeiro turno e ‘naufragaram’ no final.

PUBLICIDADE

O artilheiro do Botafogo, Tiquinho Soares, falou sobre esse momento e pregou ‘pés no chão’.

“Primeiro turno não quer dizer nada. Se em dezembro estivermos com esses pontos, é outra coisa. Como sempre falei, o campeonato é muito longo, são grandes equipes, o pessoal está se reforçando também. Pezinho no chão, não ganhamos nada, foram mais três pontos na nossa caminhada e seguimos juntos”, exaltou o atacante.

Por fim, agora o foco do Glorioso é a Copa Sul-Americana, pois nesta quarta-feira (02.08), recebe o Guaraní-PAR, pelas oitavas de final do torneio.

Better Collective