Principal alvo do Botafogo nesta janela de transferências, Wilson Manafá já esteve na mira do Flamengo. Em maio deste ano, conforme o Torcedores.com informo, então reserva do Porto, de Portugal, o lateral-direito foi procurado pela diretoria rubro-negra.
Na ocasião, o defensor, que tem 28 anos, foi avaliado em 2 milhões de euros (R$ 10,7 milhões, na época), o que acabou afastando o interesse do Flamengo. O Fenerbahçe, da Turquia, também monitorava a situação do jogador.
A diretoria rubro-negra não pretendia empenhar dinheiro para adquirir os direitos econômicos do atleta. Diante desse cenário, Vítor Pereira, então técnico do Flamengo, tentou sensibilizar o presidente do Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, a liberar o jogador de graça para clube.
Já sabendo que não teria o vínculo ampliado pelo Porto, Wilson Manafá teve seu nome levado ao conhecimento de Vítor Pereira. Na época, o treinador buscava um substituto para Matheuzinho que estava lesionado.
Com a saída Vítor Pereira, o interesse rubro-negro esfriou. Isso porque, Jorge Samapoli decidiu apostar em Wesley na lateral-direita. Depois disso, o garoto se firmou como titular e fez o treinador argentino desistir de pedir um refoço para a posição.
Na mira do Botafogo, Wilson Manafá foi indicado pelo técnico Bruno Lage para reforçar o elenco. John Textor, acionista majoritário do futebol alvinegro, tenta viabilizar a contratação pensando na sequência da temporada.
A carreira de Wilson Manafá
Wilson Manafá realizou apenas 18 partidas pelo Porto na temporada 2022/2023. Foram sete jogos no Campeonato Português e três na Taça de Portugal. Além disso, entrou em campo em oito oportunidades pela equipe B na Liga II – o equivalente a Série B do Campeonato Brasileiro.
Ele não disputa uma partida oficial desde o dia 4 de maio, quando o Porto venceu por 3 a 2 o Famalicão, no Estádio do Dragão, na volta da semifinal da Taça de Portugal. Depois isso, não atuou mais com a camisa azul e branca.
O lateral-direito está no Porto desde 2018. Ao todo, disputou 130 partidas e marcou dois gols. Nesse ínterim, conquistou o Campeonato Português (2019/2020 e 2021/2022), a Taça de Portugal (2019/2020, 2021/2022 e 2022/2023) e a Supercopa de Portugal (2020).

