América-MG empresta cria da base ao Benfica com opção de compra
Gustavo Marques assinou contrato com o clube encarnado até junho de 2024; zagueiro foi revelado pelo América-MG em 2018
Mourão Panda/ América-MG
O América-MG emprestou o zagueiro Gustavo Marques, de 21 anos, ao Benfica, de Portugal. O jogador, que na última temporada defendeu o Torreense, assinou contrato com a equipe encarnada até junho de 2024.
O Torcedores.com apurou que o Benfica pagou 150 mil euros (R$ 800 mil, na cotação atual) pelo empréstimo do defensor. Gustavo Marques tem contrato com a equipe de Belo Horizonte até dezembro de 2024.
O acordo entre os clubes prevê a opção de compra dos direitos econômicos por parte da equipe encarnada após o fim da cessão. O América-MG fixou o valor em 2 milhões de euros (R$ 10,6 milhões).
Gustavo Marques estava na mira de outras duas equipes portuguesas. Enquanto conversava com o Benfica, ele foi contatado por representantes do Braga, Porto e Sporting. No entanto, acabou optando pela proposta encarnada mesmo sabendo que defenderá a equipe B.
Ainda segundo apurou a reportagem, Gustavo Marques seria reintegrado ao elenco do América-MG. Ele contava com a aprovação de Vagner Mancini para reforçar o elenco. Porém, voltou atrás na decisão diante da possibilidade de reforçar as finanças do clube.
Gustavo Marques foi titular nos 30 jogos que fez pelo Torreense na temporada 2022/2023. Foram 26 partidas na Liga II, um na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Totalizou 2591 minutos em campo, marcou três gols e fez duas assistências.
A carreira de Gustavo Marques
Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, Gustavo Marques Alves dos Santos ingressou nas divisões de base do América-MG em 2018. Foi destaque em todas as categorias do sub-15 ao sub-23. Nesse ínterim, conquistou o Campeonato Mineiro sub-20 em 2021.
Ele foi promovido ao elenco principal em 2020. No entanto, acabou sendo emprestado a Luverdense para adquirir experiência. Dois anos depois, retornou ao clube onde disputou nove jogos e marcou um gol. Posteriormente, foi emprestado ao Torreense, de Portugal.

