Depois de retornar do Molenbeek, da Bélgica, o atacante Vinícius Lopes não ficará no Botafogo. O jogador de 24 anos foi novamente emprestado pelo clube da Estrela Solitária e seguirá na Europa na temporada 2023/2024.
O Torcedores.com apurou que Vinícius Lopes irá defender o Santa Clara, de Portugal. O contrato vai até junho de 2024. Além disso, o acordo entre as partes prevê opção de compra dos direitos econômicos do atleta por 3 milhões de euros (R$ 15,9 milhões, na cotação atual).
O centroavante ficou quase um ano cedido ao Molenbeek, clube que pertence a Eagle Holding Football, onde disputou 18 partidas e marcou um gol. Em sua passagem pela equipe do investidor John Textor, conquistou o Campeonato Belga da Segunda Divisão.
Ele tem vínculo com o Botafogo até dezembro de 2025, mas foi emprestado ao Santa Clara porque não seria utilizado pelo técnico Bruno Lage tanto na Série A do Campeonato Brasileiro, quanto na Copa Sul-Americana.
Ainda segundo apurou a reportagem, a diretoria alvinegra não queria atrapalhar a carreira do atacante. Com isso, a expectativa é que Vinícius Lopes consiga projetar seu nome na vitrine do mercado da bola atuando em Portugal.
Adquirido pelo Botafogo em janeiro de 2022, numa operação sem custos junto ao Goiás, Vinícius Lopes não caiu nas graças do ex-técnico Luís Castro. Como não se firmou em nenhum momento na equipe alvinegra, ele foi emprestado ao Molenbeek.
Números pelo Botafogo
Vinícius Lopes surgiu para o futebol nas divisões de base do Goiás em 2015. Antes de chegar no time principal, foi destaque das equipes sub-15, sub-17, sub-20 e sub-23. Em três temporadas, disputou 62 partidas, marcou 11 gols e fez quatro assistências.
Posteriormente, o atacante desembarcou no Botafogo a pedido do ex-técnico Enderson Moreira. Ao todo, disputou 20 partidas com a camisa alvinegra. Além disso, balançou as redes somente em duas oportunidades.

