Home Futebol Botafogo confia em mística de 1995 para reconquistar o Brasileirão Série A: entenda

Botafogo confia em mística de 1995 para reconquistar o Brasileirão Série A: entenda

Glorioso ganhou mais uma no Campeonato Brasileiro e apresenta a melhor arrancada da história dos pontos corridos

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.

O Botafogo fez mais uma vítima ontem (15) no Brasileirão Série A. Assim, derrotou o Red Bull Bragantino por 2 a 0, no Estádio Nilton Santos. Dessa forma, o Glorioso apresenta a maior arrancada da história dos pontos corridos, nas 15 primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Afinal, o Fogão soma 13 vitórias nos 15 jogos e apenas duas derrotas, somando 39 pontos e obtendo impressionantes 86% de aproveitamento. Diante da euforia dos torcedores do Botafogo, as coincidências envolvendo a temporada de 1995 são outros fatores que podem empolgar ainda mais os seguidores do clube da Estrela Solitária.

Disparado na liderança do Brasileirão Série A, a torcida do Fogão já sonha com a repetição de 1995, quando o Glorioso conquistou o seu único título na era moderna do Campeonato Brasileiro desde 1971. Anteriormente, o time carioca ganhou também a Taça Brasil de 1968, que seria reconhecida pela CBF como título nacional.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Campeões na Sapucaí de 2023 foram os mesmos de 1995

Naquele ano de 1995, outros acontecimentos foram semelhantes aos de 2023, no âmbito esportivo e também no carnaval. No último mês de fevereiro, a Imperatriz Leopoldinense voltou a reconquistar o título do Grupo Especial na Sapucaí depois de 22 anos.

Nos anos 90, a Imperatriz da carnavalesca Rosa Magalhães dominou a década. Em 1995, a agremiação de Ramos comemorou o bicampeonato da principal divisão do carnaval do Rio de Janeiro. As coincidências momescas de 2023 com relação há 28 anos atrás também se repetem no Grupo de Acesso. Afinal, tanto em 1995 como em 2023, a Unidos do Porto da Pedra, de São Gonçalo, faturou o título da segunda divisão da folia, subindo para a elite do carnaval carioca.

PUBLICIDADE

Além disso, em alguns dos principais estaduais do país, os campeões de 1995 também foram os mesmos de 2023. Afinal, o Fluminense conquistou o Carioca, tal qual o Grêmio levantou a taça do Gauchão e o Atlético-MG do Mineiro.

PUBLICIDADE

Por fim, na Copa do Mundo do ano anterior, um sul-americano superou um europeu nos pênaltis, quebrando um longo jejum. Se em 1994, o Brasil venceu a Itália nos Estados Unidos e acabou com um tabu de 24 anos, em 2022, a Argentina bateu a França no Catar, desentalando um grito na garganta preso há 36 temporadas.

Better Collective