O Botafogo recebe o Vasco da Gama na tarde deste domingo (2), no estádio Nilton Santos, o Engenhão, a partir das 16h00, em clássico que compõe a 13ª rodada do Brasileirão Série A.
Líder isolado da competição com 83% de aproveitamento e somando 30 pontos, quatro acima do Grêmio, o segundo colocado, o Glorioso quer se afirmar no topo da tabela mesmo com a saída do técnico português Luís Castro, que na semana passada aceitou convite do futebol árabe.
Do outro lado, o Cruz-Maltino busca reação e tenta engatar a segunda vitória consecutiva. A equipe, que também segue a procura de um novo treinador, se encontra na zona de rebaixamento, em 18º lugar com nove pontos, três abaixo do Cuiabá, o primeiro clube fora do Z4.
Botafogo venceu dez dos últimos 20 jogos contra o Vasco
O retrospecto recente do confronto entre Botafogo e Vasco é favorável ao Glorioso, que possui dez vitórias contra seis triunfos do Cruz-Maltino, além de mais quatro empates nas últimas 20 partidas disputadas.
Nos três últimos duelos realizados no Engenhão, palco do clássico deste domingo (2), foram duas vitórias dos donos da casa e um triunfo vascaíno.
O Vasco venceu o Botafogo nos dois turnos da Série A em 2020
Os dois rivais se enfrentaram pela última vez dentro da divisão de elite do Campeonato Brasileiro na edição de 2020, e o Cruz-Maltino saiu vitorioso pelo placar agregado de 6 x 2.
No primeiro turno, em jogo da décima rodada no Engenhão, o Vasco superou o Botafogo por 3 x 2 com gols de Ribamar, Germán Cano e Ygor Catatau, enquanto Matheus Babi anotou duas vezes para os donos da casa.
Depois, no duelo do returno, disputado em São Januário pela 29ª rodada, novo triunfo dos vascaínos pelo placar de 3 x 0. Talles Magno, Andrey e Yago Pikachu balançaram as redes.
Botafogo x Vasco: quem mais venceu?
Em 100 anos de história, completados em abril de 2023, o clássico carioca já foi disputado em 315 oportunidades e o retrospecto do confronto é bastante favorável ao Vasco da Gama, que tem 46 vitórias a mais.
O Gigante da Colina venceu 133 vezes contra 87 triunfos do time da Estrela Solitária, mais 95 duelos que terminaram com igualdade no marcador.
Pelo Campeonato Brasileiro, incluindo os dois jogos válidos pela Série B em 2021, a vantagem segue sendo do time da Cruz de Malta, com 23 vitórias e 15 derrotas, além de 17 empates em 55 partidas.
No Campeonato Carioca, os dois rivais já disputaram 222 clássicos e o Vasco continua na frente somando 94 vitórias diante de 63 triunfos do Botafogo, mais 65 igualdades.
Pelo Torneio Rio-São Paulo, foram 22 confrontos e a equipe vascaína mantém a supremacia com 11 triunfos e cinco derrotas, além de seis empates.
O Botafogo leva a melhor na Copa do Brasil, torneio nacional em que os dois clubes se enfrentaram em duas ocasiões, com uma vitória do Glorioso e um empate.
Já pela principal competição de clubes do continente, a Copa Libertadores da América, as duas equipes jamais se enfrentaram.
No quesito de saldo de gols, o Vasco também está em vantagem ao contabilizar 456 tentos diante de 396 sofridos, um saldo positivo de 60 bolas na rede a mais.
As maiores goleadas
Nos dez últimos encontros, o Clássico da Amizade registrou somente uma única goleada.
Foi em novembro de 2021, pela 34ª rodada do Brasileirão Série B, quando o Botafogo, então comandado por Enderson Moreira, goleou o rival em pleno estádio de São Januário pelo placar de 4 x 0.
Os gols foram assinalados por Rafael Navarro, Diego Gonçalves e Marco Antônio (duas vezes).
No retrospecto geral, o placar mais elástico da história do clássico foi anotado há 22 anos, pelo Campeonato Carioca de 2001, quando o Vasco “atropelou” o Glorioso por 7 x 0 dentro do Maracanã.
Pedrinho e Euller marcaram uma vez cada, enquanto Romário fez dois e Juninho Paulista completou a goleada com mais três gols.
Do lado botafoguense, o maior marcador sobre o adversário em partidas oficiais foi 5 x 1 e aconteceu em duas oportunidades: no Torneio Rio-São Paulo de 1961 e no Campeonato Carioca de 1942.
Em encontros não-oficiais, o Glorioso aplicou 5 x 0 sobre o Cruz-Maltino pelo Torneio Extra João Teixeira de Carvalho, no dia 11 de junho de 1958.
O primeiro e o último confronto
O primeiro jogo entre Botafogo e Vasco tem mais de 100 anos e foi disputado pelo Campeonato Carioca, em 22 de abril de 1923, com triunfo do Cruz-Maltino por 3 x 1.
A última partida entre os dois rivais aconteceu no Maracanã, em 16 de fevereiro deste ano, também pelo Campeonato Carioca, em clássico da terceira rodada, e o Vasco venceu por 2 x 0, com gols de Alex Teixeira e Pedro Raul.
O maior goleador
Maior ídolo da história do Vasco da Gama, Roberto Dinamite é o maior artilheiro do Clássico da Amizade.
O ex-centroavante e ex-presidente do clube, que faleceu em janeiro de 2023 aos 68 anos, foi o autor de 25 gols em todo o retrospecto geral do confronto.
Por que “Clássico da Amizade”?
Mesmo com toda a rivalidade, Botafogo e Vasco são considerados clubes “amigos” no Rio de Janeiro, sendo comum torcedores das duas agremiações se unirem na cidade para torcer contra o arquirrival Flamengo, por exemplo.
A relação “amistosa” que reina entre botafoguenses e vascaínos é conhecida desde a década de 70, quando o estádio do Maracanã não tinha divisão de torcidas.
Naquela época, era normal presenciar bandeiras das duas equipes sendo carregadas e tremuladas por todo o anel do estádio, com direito até mesmo à aplausos dos torcedores adversários, gerando um clima de “amizade” incomum para outros clássicos do futebol brasileiro.
Já sabe onde assistir Botafogo x Vasco ao vivo neste domingo (2) pelo Brasileirão Série A? Confira abaixo:

