A chegada de estrangeiros no futebol brasileiro é cada vez mais comum. A junção de escolas, seja de treinadores europeus ou jogadores sul-americanos, têm tornado o país um atrativo para grandes nomes. Exemplos recentes como o do volante Arturo Vidal, que estava na Internazionale, e do treinador Bruno Lage, que chegou a dirigir um time da Premier League.
Além disso, os clubes do Brasil têm apostado cada vez mais em goleadores do mercado vizinho. Um exemplo de sucesso, Germán Cano. Último artilheiro da temporada do país e atualmente liderando o quesito em 2023. Anteriormente, o argentino fez sucesso na Colômbia.
Outros nomes como Thiago Borbas, Enner Valencia, Luis Suárez, também chegaram para consolidar o Brasileirão como o melhor campeonato do continente.
Ainda assim, a América do Sul ainda reserva nomes que conhecem o caminho das redes. Portanto, o Torcedores.com realizou um levantamento dos jogadores que lideram a artilharia local nos países vizinhos.
Luiffer Hernández – Puerto Cabello – 9 gols
Adversário recentemente do São Paulo, na Sul-Americana, Luiffer se destaca no Campeonato Venezuelano. Aos 22 anos, o jogador é considerado um dos grandes nomes do país liderando a artilharia da competição nacional.
Leandro Garate – Unión Española – 9 gols
Cria da base do River Plate, Garate é um centroavante de bom posicionamento. Passou alguns anos no futebol argentino, seu país local, e também na Noruega, antes de se estabelecer no Chile. Anteriormente defendeu o Barnechea e o Coquimbo Unido. No seu segundo ano defendendo o Unión, lidera a artilharia local. Ao mesmo tempo é o vice-líder em assistências, com cinco.
Óscar Cardozo – Libertad – 13 gols
Da lista o nome mais conhecido mundialmente. Com uma passagem histórica no Benfica, Cardozo ainda segue na ativa. São 16 gols do interminável atacante na temporada, sendo 13 deles no Campeonato Paraguaio. Aos 40 anos, o centroavante guiou o Libertad no título da Apertura, e também lidera a Clausura.
André Parrales – Guayaquil City – 13 gols
Nome pouquíssimo conhecido fora do Equador. Parrales sempre atuou em clubes equatorianos, se destacando no sul-americano sub-20. Entretanto, o grande momento do jogador chegou apenas nesta temporada, aos 27 anos. No tradicional Guayaquil City, o centroavante soma incríveis 13 gols em 14 jogos.
No entanto, Parrales ainda é considerado uma incógnita quanto ao seu potencial, já que não atuou em um grande mercado.
Ignacio Ramírez – Nacional-URU – 13 gols
Artilheiro anteriormente defendendo o Liverpool-URU, Ignacio Ramírez finalmente ganhou espaço no Nacional, especialmente após a saída do astro Luis Suárez. O centroavante de 26 anos chama atenção do Brasil há algum tempo, e não é à toa. Com um grande faro de gol e força física dentro da área, soma 13 tentos na Liga Uruguaia.
Pablo Vegetti e Michael Santos – Belgrano e Talleres de Cordoba – 13 gols
O Campeonato Argentino possuí dois artilheiros. Um deles, o veterano Pablo Vegetti, de 34 anos, ídolo no Belgrano. Quem também se destaca é Michael Santos, uruguaio que tem boas passagens no futebol espanhol. Com 13 gols na competição, o atacante ajudou o Talleres na segunda colocação do torneio, chamando atenção do Vasco que tem interesse em um “homem gol”.
Marco Pérez – Águilas – 14 gols
Historicamente o Campeonato Colombiano tem artilheiros dos grandes clubes do país. Entretanto, desta vez, quem lidera o ranking de goleadores é Marco Pérez. Autor de 13 gols na Apertura, colocou o Águilas na liderança da primeira fase, contudo, o desempenho da equipe na fase final acabou decepcionando.
Aos 32 anos, o jogador também tem passagens por Belgrano, Tolima, Independiente, Once Caldas, Deportivo Cali e Zaragoza.
Dorny Romero – Always Ready – 15 gols
Aos 25 anos, Dorny Romero impressiona na Bolívia. Desde que chegou ao país alcançou status de artilheiro, recebendo convocações para a seleção da Republica Dominicana. São 15 gols em 18 jogos no campeonato local, ganhando vantagem na bola aérea com sua considerável estatura e impulsão.
Santiago Giordana – Deportivo Garcilaso – 17 gols
Argentino de 28 anos, Giordana não conseguiu uma afirmação no seu país natal e também no Equador. No Campeonato Peruano tem um rendimento bem diferente do histórico da sua carreira. São 17 gols em 20 jogos pela competição, colocando o Garcilaso na quinta colocação.

