Com os portões fechados na Neo Química Arena, o Corinthians recebeu o Vasco em um confronto válido pelo Brasileirão Série A. O jogo marcou o choque entre duas equipes que fazem péssimas temporadas e procuram desesperadamente sair da parte de baixo da tabela.
O Timão veio para a partida na 15º colocação, com 16 pontos. Foram quatro vitórias, quatro empates e sete rodadas nas primeiras 15 rodadas da competição. A situação está longe de ser tranquila, já que somente o Goiás separa o Corinthians da zona do rebaixamento, grande inimigo da equipe nessa temporada.
Do outro lado, o Vasco está numa situação ainda pior. São apenas nove pontos conquistados em 15 jogos, com duas vitórias, três empates e dez derrotas nos primeiros quinze partidas disputadas. Essa campanha terrível deixa o time carioca na lanterna da competição, com cinco pontos a menos do Bahia, primeiro dentro da zona do rebaixamento.
Como foi o jogo entre Corinthians e Vasco pelo Brasileirão Série A?
Os donos da casa foram escalados por Vanderlei Luxemburgo com Cássio; Bruno Méndez, Gil, Caetano e Fábio Santos; Maycon, Ruan Oliveira, Renato Augusto, Adson; Yuri Alberto e Roger Guedes.
Já o Vasco foi representado por Léo Jardim; Puma Rodríguez, Léo, Miranda, Gary Medel, Manuel Capasso e Lucas Piton; Jair, Praxedes; Lucas Figueiredo e Sebastián Ferreira.
Primeiro tempo
A partida começou com o Timão se lançando ao ataque e controlando as ações ofensivas. O Vasco não demorou a reagir e equilibrar o domínio do meio-campo, porém, foram os donos da casa que chegaram primeiro à meta adversária.
Aos 9 minutos, Roger Guedes avança pelo lado esquerdo e tenta bater colocado da entrada da área, forçando o goleiro Léo Jardim a se esticar e espalmar a bola para fora da zona de perigo.
Pelo lado do Cruzmaltino, quem começou bem o jogo foi o lateral Lucas Piton, que fazia o enfrentamento contra seu ex-time. O atleta tentava contribuir no setor ofensivo com passes em profundidade e jogadas em velocidade.
Aos 19 minutos, a maior iniciativa do Corinthians ao longo dos minutos iniciais trouxe resultado. Adson encontrou Renato Augusto na entrada da área, o veterano ajeitou para Maycon, que aproveitou o espaço e bateu cruzado da meia-lua, acertando o canto de Léo Jardim e batendo o excelente goleiro do Vasco, 1 a 0.
O gol do Timão forçou o Vasco a sair para o ataque e a equipe passou a controlar as ações ofensivas. Aos 25 minutos, Gary Medel desarmou Maycon no sistema defensivo do Corinthians e deixou para Lucas Figueireno, que bateu de fora da área, forçando Cássio a fazer a defesa.
Cerca de 10 minutos depois, o Vasco conseguiu outra oportunidade clara, através de uma boa jogada de ataque. Praxedes lançou Lucas Figueiredo nas costas de Maycon. O jogador cruzou rasteiro e Jair veio de trás, livre, porém, errou o alvo e finalizou direto para fora, desperdiçando uma das melhores chances do Cruzmaltino.
Segundo tempo
Mesmo com a vantagem adquirida ao longo da primeira etapa, o Timão retornou do intervalo melhor. Yuri Alberto e Roger Guedes tentavam criar jogadas ofensivas, mostrando entrosamento.
O esforço dos paulistas se transformou em gol aos 18 minutos e envolveu os dois atacantes da equipe. Roger Guedes começou a jogada e passou para Yuri Alberto, que fez um drible de corpo no defensor do Vasco e mandou no canto, vencendo Léo Jardim e ampliando a vantagem dos donos da casa.
Após sofrer mais um gol, o Vasco partiu para cima e conseguiu diminuir a vantagem do Corinthians. Aos 27 minutos, Lucas Orellano lançou Gabriel Pec nas costas do uruguaio Bruno Méndez. O atacante recebeu, driblou Cássio e bateu no canto direito, 2 a 1.
O Cruzmaltino, no entanto, nem teve tempo de comemorar, pois logo em seguida do Timão aumentou a vantagem em casa. O árbitro assinalou pênalti após tentativa de finalização de Yuri Alberto, que acabou sendo interceptada por Paulinho. Quem bateu foi Roger Guedes, que acertou o canto direito e ampliou para 3 a 1.
A partir daí, o Corinthians somente administrou o jogo, enquanto o Vasco não conseguiu força ofensiva o suficiente para ameaçar a defesa montada por Vanderlei Luxemburgo.

