Não foi fácil, mas com golaço de Felipe Augusto aos 33 do segundo tempo, o Corinthians derrotou o Universitário-PER por 1 a 0 na noite desta terça-feira, na Neo Química Arena, ficou a um empate para avançar às oitavas de final da Copa Sul-Americana e encarar o Newell’s Old Boys-ARG.
O duelo de volta está marcado para a próxima terça-feira (18), às 21h30, no estádio Monumental, em Lima. O time peruano precisará vencer por dois ou mais gols de diferença no tempo normal para evitar a eliminação.
Corinthians domina o primeiro tempo, mas não cria tantas chances de gol
Com escalação inédita, com muitos garotos das categorias de base e outros jogadores com pouco espaço com Vanderlei Luxemburgo, o Corinthians iniciou o jogo tomando a iniciativa do ataque.
A primeira grande chance veio aos oito. Matheus Araújo pegou sobra de cobrança de escanteio e mandou rente à trave. Quatro minutos depois, Matheus Bidu cruzou e Biro testou para fora.
O ímpeto ofensivo alvinegro diminuiu no decorrer da primeira etapa. A equipe voltou a chegar ao ataque nos minutos finais em batidas de Biro por cima do gol e de Giovane, que desviou no defensor peruano para defesa do goleiro Universitário. O atacante corintiano entrou em campo aos 38 após lesão de Pedro.
Timão mantém domínio no segundo tempo e consegue a vitória
A etapa final iniciou da mesma forma que a primeira, com o Corinthians propondo o jogo e o Universitário se defendendo bem. Aos 13, Diego Romero saiu jogando errado, Giovane ficou com a bola, avançou da direita para o meio e arrematou com força para defesa do goleiro.
Vanderlei Luxemburgo promoveu aos 16 as entradas de Renato Augusto e Ángel Romero, respectivamente, nas vagas de Matheus Araújo e Biro.
O Universitário ficou com um homem a menos após o árbitro Jesus Valenzuela revisar no monitor do VAR entrada dura de Valera em Rafael Ramos e expulsar o atacante aos 27 minutos.
Com seis minutos em campo, Renato Augusto deu linda caneta no adversário e mesmo desequilibrado deu a assistência para Felipe Augusto acertar belo chute no ângulo de Romero e abrir o placar.
Nos minutos finais, o Timão tentou ampliar a vantagem. Aos 43, Caetano pegou sobra após cobrança de escanteio e chutou longe do gol. Nos último lance do jogo, o Corinthians quase foi castigado com o empate. Carlos Miguel, até então mero espectador, fez milagre em chute de Calcaterra. Vitória garantida para o alvinegro.
Próximo jogo do Timão
O Corinthians volta a campo no próximo sábado, às 16h30, na Neo Química Arena, para encarar o América-MG pelo duelo de volta das quartas de final da Copa do Brasil. O Timão precisa de vitória por dois ou mais gols de diferença no tempo normal para avançar à semifinal. Triunfo por vantagem mínima forçará a decisão por pênaltis.