Nessa quinta-feira, o mundo do futebol foi surpreendido com a notícia da aposentadoria do meio-campista espanhol David Silva, ex-Manchester City e Valencia. O veterano, que está com 37 anos, vinha sofrendo com lesões e optou por encerrar a sua carreira profissional após 20 anos atuando>
“Hoje é um dia triste para mim. Hoje é dia de me despedir daquilo que eu me dediquei a vida inteira. Hoje é dia de dar tchau para meus colegas, que são como família para mim. Vou sentir muita falta de vocês”, falou ele durante vídeo lançado em suas redes sociais.
O atleta não planejava sua aposentadoria nesse momento, entretanto, uma ruptura de ligamento cruzado no joelho esquerdo, que exigiria entre seis e nove meses de recuperação, o fez tomar a medida drástica de abandonar a carreira profissional, que foi cercada de glórias.
Como foi a carreira de David Silva?
O atleta espanhol nasceu em Arguineguín, nas Ilhas Canárias. Ele ficou conhecido mundialmente devido a sua habilidade com a bola nos pés, sua visão de jogo apurada e grande participação coletiva. Ele chegou a ser considerado um dos melhores meio-campistas de sua geração, que teve, entre outros representantes, Cesc Fabregas e Arteta.
A longa carreira de David Silva começou no Valencia B, onde atuou em 14 jogos e marcou somente um gol. A partir daí, transferiu-se para o Eibar, em 2004/05. Por lá, marcou quatro gols em 35 jogos.
No ano seguinte, atuou pelo Celta de Vigo e teve um desempenho idêntico, mantendo a regularidade. Foi essa que o fez atrair a atenção do Valencia, onde atuou entre 2006/10, fazendo 165 jogos e marcando 31 gols. A partir daí, o atleta viveu o seu auge, se transferindo para o Manchester City e fazendo por ali 436 jogos e 77 gols, permanecendo por 10 anos na Inglaterra.
Ele fez tanto sucesso na Inglaterra que recebeu uma homenagem do Manchester City. Atualmente, existe uma estátua do jogador em frente ao Etihad Stadium, casa dos citizens. Por ali, David Silva conquistou 5 Copas da Liga, 2 Copas da Inglaterra, 2 Supercopas da Inglaterra e 4 Premier League.

