Antes de ,mais nada, o maior trunfo do Fluminense para avançar na negociação com Marlon Santos é o Diretor de Planejamento Esportivo Fred Guedes. O dirigente tricolor vem atuando nos bastidores a fim de viabilizar o retorno do zagueiro ao clube.
O Torcedores.com apurou que o técnico Fernando Diniz se empolgou com a possibilidade de contar com o jogador do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e deu sinal verde para o presidente Mário Bittencourt iniciar a negociação.
Marlon Santos e Fred Guedes atuaram juntos no Fluminense de 2014 a 2016, quando o zagueiro se projetou no futebol até ser adquirido pelo Barcelona, da Espanha, por 6 milhões de euros (R$ 20 milhões, à época). Juntos, foram campões da Copa da Primeira Liga. Desde então, passaram a ter uma relação próxima.
No entanto, a negociação é considerada complexa. Isso porque, o Fluminense não pretende pagar um alto salário como o que Marlon Santos recebe no futebol ucraniano. O jogador ganha 350 mil dólares (R$ 1,5 milhão, na cotação atual) por mês.
Ainda segundo apurou a reportagem, Marlon Santos teria que aceitar uma redução salarial para retornar ao Fluminense. Essa questão, por ora, está descartada já que ele não pretende abrir mão de parte dos vencimentos que embolsa atualmente no Leste Europeu.
Há a possibilidade de Marlon Santos ser contratado com a ajuda de tricolores ilustres, que ajudariam o Fluminense a conseguir a contratação. A diretoria não comenta sobre as conversas neste momento, mas se sabe que uma das prioridades é a chegada de um zagueiro.
A temporada de Marlon Santos
Marlon Santos defendeu o Monza, da Itália, na temporada 2022/2023. Ele disputou 30 jogos pelo clube. Nesse ínterim, foram 28 partidas no Campeonato Italiano e duas na Copa da Itália. Além de 1751 minutos em campo.
Sua última partida oficial foi no dia 4 de junho, quando o Monza perdeu por 5 a 2 para a Atalanta, no Estádio Atleti Azzurri d’Itália, em Bergamo, pela 38ª rodada do Campeonato Italiano. Na ocasião, ficou apenas um minuto em campo.
Isso porque, o defensor foi expulso pelo árbitro Marco Di Bello após entrada dura no croata Mario Pasalic. Com isso, ele encerrou sua passagem pelo clube italiano. Revelado pelo Fluminense, o atleta passou por Barcelona, Nice, Sassuolo, West Ham, Shakhtar Donetsk e Monza.

