Uma das oito estreantes em Copa do Mundo, a Filipinas fez história nesta terça-feira (25) ao vencer as donas da casa Nova Zelândia por 1 a 0. De forma surpreendente, a seleção asiática marcou ainda no primeiro tempo e conseguiu segurar a vantagem no placar até o apito final.
Aos 24 minutos da etapa inicial, Sarina Bolden marcou o primeiro gol da história de sua seleção em Mundial. Após cruzamento na área, ela subiu mais alto que a defesa e balançou as redes em um lance histórico; assista:
A Nova Zelândia teve a bola nos pés em grande parte do tempo, enquanto Filipinas buscou se defender e sair em contra-ataque. As donas da casa não conseguiram criar com eficiência no primeiro tempo e demoraram para reagir dentro da partida.
Depois do intervalo, a favorita no jogo se impôs desde o minuto inicial e assustou a seleção adversária. Teve bola na trave, defesas de Olivia Davies-McDaniel, a goleira de Filipinas, e pressão. Na metade da segunda etapa, a Nova Zelândia chegou ao empate em um lance bem construído pelo lado esquerdo do campo, que terminou na cabeça de Jacqui Hand, mas o VAR identificou um ombro à frente na origem da jogada; assista:
O Grupo A da Copa do Mundo Feminina está tudo em aberto neste momento. Filipinas perdeu para a Suíça na rodada inicial, por 2 a 0, enquanto a Nova Zelândia começou o Mundial surpreendendo e superando uma das favoritas, a Noruega. Portanto, ambas seleções somam três pontos e vão para a última rodada com chances de classificação para a fase mata-mata.
Pia Sundhage fala de ‘jeitinho brasileiro’ após vitória da seleção
“Para ser sincera, não fui eu que ensinei. Elas sabem, são brasileiras. Elas têm muitas ideias. No jogo, tiveram situações que eu esperava um chute e elas não chutaram. Elas são imprevisíveis”, destacou Pia.
As jogadoras brasileiras, quanto mais se aproximam do gol, de ali em diante eu não ensino nada. Só quando estão mais para trás. Esse tipo de cominação no ataque pode resultado em um sucesso”, disse a treinadora após vitória do Brasil.
A seleção estreou com vitória por 4 a 0 contra o Panamá e empolgou com uma atuação segura. O próximo jogo será contra a França, no sábado (29) pela manhã.

