Fora dos planos do técnico Fernando Diniz, o lateral-esquerdo Jefté está de saída do Fluminense. Ele foi cedido pelo Tricolor das Laranjeiras por empréstimo para o Apoel, do Chipre, por uma temporada. Ele foi cedido a equipe europeia até junho de 2024.
O Torcedores.com apurou que o Fluminense renovou o contrato do defensor, que agora tem duração até dezembro de 2025. O vínculo anterior era até 2024. O clube carioca é detentor de 100% dos direitos econômicos do atleta.
O Fluminense recebeu uma compensação financeira pelo empréstimo. O valor, no entanto, não foi divulgado por uma questão de estratégia de mercado. Ao fim da cessão, o Apoel poderá exercer a compra do passe de Jefté.
Além disso, o time cipriota ficará responsável pelo pagamento integral dos vencimentos do atleta durante o período. A multa rescisória dele está fixada em 40 milhões de euros (R$ 210,7 milhões, na cotação atual).
Ainda segundo apurou a reportagem, Jefté recebeu sondagens de clubes da Dinamarca, Noruega, Polônia e República Tcheca. No entanto, o jogador ficou sensibilizado com o projeto esportivo apresentado pelo Apoel.
Sem espaço no profissional, Jefté estava atuando com destaque pelo time sub-20 nesta temporada. Também vinha sendo capitão da equipe tricolor. Em 2023, por exemplo, disputou 28 jogos, marcou cinco gols e fez três assistências.
A carreira de Jefté
Jefté Vital da Silva Dias surgiu para o futebol no Tigres do Brasil. Em 2018, foi contratado para reforçar o time sub-15 do Fluminense. O lateral-esquerdo faz parte da “Geração dos Sonhos”, que foi campeã brasileira Sub-17 em 2020.
Ele atuou ao lado de jogadores, já negociados, como Marcelo Pitaluga, Felipe Andrade, Marcos Pedro, Alexsander, Matheus Martinelli, André Trindade, Lucas Calegari, Miguel, Matheus Martins, Kayky, Metinho, Alexandre Jesus, Luna Brito e John Kennedy.

