Depois de entrarem em disputa direta pela Libertadores, Globo e SBT terão mais uma “briga” nos próximos dias pelos direitos de transmissão da Copa América de 2024 e, ao que tudo indica, vão ter que desembolsar valores milionários.
De acordo com o jornalista Marcel Rizzo, da Itatiaia, as duas emissoras demonstraram interesse em exibir a competição do ano que vem, que será disputada entre 20 de junho e 14 de julho, nos Estados Unidos.
A Conmebol e a Concacaf, que vão organizar a Copa América em conjunto, têm a expectativa de aumentar os valores recebidos do SBT na última edição do torneio e estimam que a venda ocorra por um mínimo de US$ 12 milhões (R$ 57 milhões).
Os valores são somente pelos direitos de transmissão em TV aberta que englobam os jogos da seleção brasileira, além da abertura, das semifinais e da decisão da competição.
A licitação está aberta pela Dentsu, empresa japonesa que detém o contrato para negociar os ativos comerciais da Copa América, e tanto Globo quanto SBT terão que enviar suas propostas até a próxima sexta-feira (21).
A expectativa é que os envelopes com as ofertas sejam abertos no dia 27 de julho e seja definida a vencedora.
Além da transmissão em TV aberta, a Dentsu também vai vender um outro pacote de transmissão que engloba TV fechada e streaming. Por esses direitos a Globo terá como concorrentes o Grupo Disney (ESPN) e a Paramount.
Neste pacote os organizadores vão disponibilizar a transmissão de todas partidas, em TV fechada e streaming.
A Copa América do ano que vem terá 16 participantes, com os dez filiados da Conmebol e mais seis representantes da Concacaf. A definição dos países da América do Norte e Central que será por meio da Liga das Nações 2023/2024.

