Atual detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro em TV aberta, fechada e pay-per-view (exceto os jogos do Athletico como mandante), a Globo já se movimenta nos bastidores para seguir com a competição nacional em seu portfólio a partir de 2025.
Para isso, de acordo com o colunista Rodrigo Matto, do UOL Esporte, a emissora já negocia com dirigentes da Libra, bloco de clubes que pretende formar uma liga de futebol no Brasil, para comprar os direitos de TV de sues clubes.
Fazem parte da Libra atualmente na Série A do Brasileirão Flamengo, Corinthians, Santos, São Paulo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Grêmio, Atlético-MG e Bahia.
Caso a Libra chegue a um acordo com a Globo, um comitê formado por representantes destes clubes terá que aprovar ou não a assinatura do contrato.
Além da Globo, a Libra tem também conversas com a Amazon, que já é parceira da emissora carioca nas transmissões da Copa do Brasil.
Ainda de acordo com o UOL, “os clubes da Libra contam com um pacote de 171 jogos, o que representa 45% do Brasileiro. Mas esse grupo de partidas inclui 27 jogos de cada um dos quatro times da maior torcida do Brasil, Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras. Além disso, há outros quatro times de grande torcida, Grêmio, Galo, Bahia e Santos. Por isso, há uma estimativa dentro da Libra que ficará com 75% a 90% do bolo de TV”.
Os demais clubes do Brasileirão fazem parte de outros grupos: o LFF (Liga Forte Futebol), com Fluminense, Fortaleza, Athletico-PR, Cuiabá, Goiás, América-MG entre outros, e o bloco que conta com times que são SAF no Brasil como Cruzeiro, Vasco, Botafogo e Coritiba.

