Home Futebol Maior campeão alagoano, CSA entra com pedido de recuperação judicial

Maior campeão alagoano, CSA entra com pedido de recuperação judicial

Clube não tem prazo para gerar débitos que foram aumentados com construção de CT

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Um dos times mais populares do Nordeste entrou com um pedido de recuperação judicial por dividas. Trata-se do CSA e as informações são da Gazeta de Maceió.

PUBLICIDADE

Um dos grandes motivos para esse aumento na divida foi a construção do novo CT. Só de serviço de serviço de terraplanagem a agremiação aponta um débito de exatos R$ 5 milhões.

Ainda segundo o pedido, realizado na noite da última terça-feira, 18 de julho, o valor total da dívida é de R$ 7.620.930,19. O processo está registrado na Vara Cível da Comarca de Maceió. O CSA também alega que teve um aumento nos compromissos: de 2,8 milhões, em 2019, para 5,4 milhões no ano de 2022.

PUBLICIDADE

“Por razões que fogem à vontade de sua administração, o CSA vem passando por momentânea crise financeira, especialmente diante das quebras de receita por frustração de objetivos esportivos e acúmulo das dívidas ao longo dos anos, conjuntura hábil a justificar o presente pedido de recuperação judicial.”, explicita o Marujo no processo de recuperação.

O clube, ainda cita a crise das commodities de 2014 como causa do aprofundamento da crise financeira.

“O mercado brasileiro tem passado por uma das mais graves crises econômicas de sua história. Iniciada em 2014, com o fim do ciclo de alta dos preços das commodities no mercado externo, que afetou diretamente as exportações brasileiras e fez diminuir o fluxo de entrada de capital estrangeiro no país”, continua em outro trecho do documento.

CSA fez acordo por área de antigo CT em 2020

As finanças do CSA podem ter sido fortemente abaladas quando, em 2020, a diretoria fez um acordo para abandonar a área do antigo CT, que estava construído em um local onde estava instalada uma tubulação de gás da empresa petroquímica Braskem. Por isso, terreno apresentava gases tóxicos, por debaixo dele, o que causou sérias avarias na estrutura, além de afundar quatro bairros da capital alagoana em um grande desastre ambiental.

PUBLICIDADE

CSA é o maior campeão estadual

O Centro Sportivo Alagoano é o maior campeão de Alagoas com 40 títulos, sete a mais que seu grande rival, o CRB.

Em termos nacionais, o Azulino disputa, atualmente, o Brasileirão Série C. Na tabela, ele está na 11ª colocação. A última vez que ele participou da Série A foi em 2019.