Com a dispensa do running back Dalvin Cook, Alexander Mattison passou a ser o principal corredor do Minnesota Vikings a partir de 2023.
Mattison foi selecionado na terceira rodada do Draft de 2019 e trabalhou como reserva de Cook. Ao longo de quatro temporadas, o running back somou 1.670 jardas corridas em 404 carregadas, com 11 touchdowns corridos. Ele ainda não superou a marca de 150 tentativas de corrida ou de 500 jardas terrestres em uma temporada.
Então, com a saída de Cook, chegou a oportunidade de Mattison assumir o protagonismo do backfield do Minnesota.
“Para mim, é uma ótima oportunidade para assumir o papel, destaque e a posição que sempre sonhei estar”, disse Mattison durante entrevista ao podcast Daily Delivery, do The Star Tribune. “Todo o trabalho que fiz para chegar nesse ponto, todo o trabalho seguindo os passos [de Cook], lado a lado, desafiando um ao outro diariamente, me preparou para um momento como esse, quando posso ter a oportunidade de agarrar o que está na minha frente”.
Os Vikings assinou com Mattison por dois anos, valendo sete milhões de dólares (cerca de R$ 34,3 milhões), o que pode significar um movimento de fazer Cook seguir em frente e promover o então suplente para um papel maior no ataque.
Estatísticas de Mattison em 2022
Na temporada passada, Alexander Mattison disputou 17 jogos, com 74 carregadas para 283 jardas e cinco touchdowns corridos, sendo esta a sua maior marca na carreira. A melhor partida de Mattison em 2022 foi na semana 18, na vitória por 29 a 13 sobre o Chicago Bears, com 10 tentativas de corrida, 54 jardas terrestres e dois touchdowns pelo chão no confronto.

