Rafael Papagaio, atacante formado na base do Palmeiras, está próximo de ser anunciado como novo reforço do Cruzeiro para a sequência da temporada. O jogador desembarcou em Belo Horizonte nesta segunda-feira (24).
A cria do Verdão de 24 anos deve passar por exames médicos nas próximas horas e depois ser anunciado oficialmente como contratação da Raposa. O time celeste já teria um acordo com o jogador e, para convencer o alviverde a liberá-lo manteve o percentual de 20% dos direitos econômicos.
Sendo assim, caso Rafael Papagaio consiga demonstrar seu melhor futebol e seja vendido pelo Cruzeiro, o Palmeiras terá direito a pelo menos 20% da transação por direito. Além disso, como clube formador, os paulistas recebem do mecanismo de solidariedade da FIFA.
Esse acerto com a Raposa, aliás, teria sido crucial para a liberação do atacante, que tinha contrato com o Verdão até o fim do ano e estava emprestado ao Baniyas, time dos Emirados Árabes Unidos.
Vale lembrar que o Grêmio era outro clube com interesse em Rafael Papagaio. O clube gaúcho teria feito, inclusive, uma oferta de contrato de quatro anos para o jogador, mas não avançou nas tratativas por não chegar a um acordo com o Palmeiras.
Palmeiras mantém 20% de Rafael Papagaio em ida ao Cruzeiro | @GoalBRhttps://t.co/ovtWjDbywc
— Thiago Fernandes (@thirfernandes) July 24, 2023
Rafael Papagaio no Palmeiras
A cria do Verdão teve grande sucesso nas categorias de base, mas teve dificuldade em performar no profissional. Pelo sub-20, em 2018, ele teve uma grande fase artilheira e foi promovido ao elenco principal. Acontece que, entre os profissionais, teve muitas dificuldades e chegou a disputar poucos jogos, sendo, inclusive, emprestado para outros clubes para ganhar rodagem. Ao total, disputou 15 jogos e marcou dois gols.

