O elenco profissional do Palmeiras conta atualmente com 28 jogadores, mas esse número deve aumentar em julho já que o clube contará com a volta de alguns atletas que estavam emprestados a outras equipes.
A expectativa da diretoria alviverde é que alguns dos atletas sejam negociados novamente, já que não terão espaço no elenco do Verdão comandado pelo técnico Abel Ferreira.
Com contratos de empréstimo terminados na última sexta-feira (30), em tese, estariam de volta ao Palmeiras os atacantes Iván Angulo (Orlando City-EUA), Carlos Eduardo (Estoril-POR), Gabriel Silva (Santa Clara-POR) e Rafael Elias Papagaio (Baniyas-EAU), o meia Alanzinho (Moreirense-POR), o zagueiro Lucas Freitas (Moreirense-POR), além dos goleiros Matheus (Portimonense-POR) e Zé Henrique (Famalicão-POR).
Mas cinco deles já estão de saída novamente seja por empréstimo ou de forma definitiva.
O zagueiro Lucas Freitas, por exemplo, que atuou pelo Moreirense-POR, já foi emprestado para a Chapecoense para a disputa do restante da Série B do Brasileirão.
O meia Alanzinho tem negociação para seguir no mesmo Moreirense. Com boas atuações em Portugal, onde foi campeão na segunda divisão, o meio-campista tem negociação avançada para seguir no clube europeu. O Verdão tem contrato com o meia somente até 31 de dezmebro deste ano e não vai dificultar a saída.
A expectativa é de liberar o jogador de graça, ficando com uma parte dos direitos econômicos para lucrar em uma eventual negociação futura.
Já o centroavante Papagaio vinha fazendo uma boa temporada, mas teve a possível venda prejudicada por causa de uma fratura sofrida no braço esquerdo. Recuperado e de volta ao Brasil, ele desperta o interesse de Grêmio e Cruzeiro, além de um clube do México.
Outro que pode seguir no exterior é o colombiano Angulo, que defende atualmente o Orlando City, dos Estados Unidos. A equipe da Florida tem a opção de renovar o empréstimo até dezembro deste ano e deve acionar a cláusula já que o atleta tem sido titular absoluto no time.
Por fim, o atacante Carlos Eduardo tem acerto para defender o Alanyaspor, da Turquia, no segundo semestre. O jogador tem vínculo com o Verdão somente até dezembro e também sairá de graça, com o clube mantendo uma parte dos direitos econômicos. Ele vinha atuando pelo Estoril-POR.
Estão de volta de empréstimo ainda o atacante Gabriel Silva, que defendeu o Santa Clara-POR, além dos goleiros Mateus e Zé Henrique, que estavam cedidos a Portimonense-POR e Famalicão-POR, respectivamente.
Confira os emprestados do Palmeiras que voltaram agora:
Alan (meio-campista) – emprestado ao Moreirense-POR até 30/06/2023
Angulo (atacante) – emprestado ao Orlando City-EUA até 30/06/2023
Carlos Eduardo (atacante) – emprestado ao Estoril-POR até 30/06/2023
Gabriel Silva (atacante) – emprestado ao Santa Clara-POR até 30/06/2023
Lucas Freitas (zagueiro) – emprestado ao Moreirense-POR até 30/06/2023
Matheus (goleiro) – emprestado ao Portimonense-POR até 30/06/2023
Rafael Elias (atacante) – emprestado ao Baniyas-EAU até 30/06/2023
Zé Henrique (goleiro) – emprestado ao Famalicão-POR até 30/06/2023
Outros atletas emprestados
Além dos jogadores citados que retornam no começo de julho, outros nove atletas que pertencem ao Palmeiras estão cedidos a outros times e só deverão retornar no segundo semestre ao na próxima temporada.
Fabricio (atacante) – emprestado ao Novo Hamburgo-RS até 02/08/2023
Henri (zagueiro) – emprestado ao FC Dallas-EUA até 30/11/2023
Jorge (lateral-esquerdo) – emprestado ao Fluminense até 31/12/2023
Lucas Esteves (lateral-esquerdo) – emprestado ao Fortaleza até 31/12/2023
Matheus Fernandes (meio-campista) – emprestado ao Red Bull Bragantino até 31/12/2023
Miguel Merentiel (atacante) – emprestado ao Boca Juniors-ARG até 31/12/2023
Pedro Bicalho (meio-campista) – emprestado ao Vitória até 15/12/2023
Ruan Ribeiro (atacante) – emprestado ao Valmiera-LET até 19/01/2024
Vitinho (atacante) – emprestado ao Valerenga-NOR até 31/12/2023

